Estação de São Bento: uma das mais bonitas do Mundo

A Estação de São Bento é uma pérola do Porto sendo mesmo considerada a sala de visitas da cidade.

É possível que já lá tenha entrado várias vezes mas sabe tudo o que há para saber sobre a Estação de São Bento?

A construção de S. Bento, no local onde se encontrava o mosteiro de São Bento de Ave Maria, não foi fácil. Era preciso prolongar a linha de Campanhã, longe do centro da cidade e com um elevado movimento de passageiros e mercadorias. O plano de construção para a nova estação foi apresentado em 1887, sofreu sucessivos adiamentos e só em 1896 começou a funcionar de forma provisória e sem gare.

O projeto da estação terá começado em Paris, quando Marques da Silva escolheu o tema Gare Central para o seu trabalho de fim de curso. Ainda hoje ninguém fica indiferente à fachada de influência francesa, estilo Beaux Arts, sendo uma das obras mais notáveis do arquiteto do Porto.

O átrio está coberto por 20 mil azulejos Arte Nova, produzidos na Fábrica de Sacavém, da autoria do pintor Jorge Colaço. A maioria relata acontecimentos históricos: do lado esquerdo, o Torneio de Arcos de Valdevez (séc. XII), a apresentação de Egas Moniz com a mulher e os filhos ao rei de Leão (séc. XX); do lado direito, a entrada de D. João II no Porto para celebrar o seu casamento com D. Filipa de Lencastre (séc. XIV) e a conquista de Ceuta pelo Infante D. Henrique (séc. XV).

Actualmente a Estação Ferroviária de São Bento é a estação ferroviária mais movimentada do Porto, daí garantem-se ligações para o centro do Porto, bem como para as linhas do Norte, do Douro e do Minho, e para os ramais de Braga e Guimarães.

Local: Praça de Almeida Garrett, 4000-069 Porto
Tel.: +351 707210220
Website: http://infraestruturasdeportugal.pt
Horário: todos os dias 05:00-01:00
Custo: Gratuito(-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *