Brumadinho tem ‘risco iminente’ de rompimento de outra barragem

Moradores das comunidades que ficam perto da barragem estão sendo orientados a deixar suas casas

Brumadinho tem ‘risco iminente’ de rompimento de outra barragem
As operações de busca foram interrompidas às 20h deste sábado e seriam retomadas às 4h deste domingo (Fonte: Reprodução/Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Os trabalhos de resgate em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, foram temporariamente interrompidos após um alerta feito pelo Corpo de Bombeiros na madrugada deste domingo, 27, de que há “risco iminente” de rompimento de outra barragem.

Moradores das comunidades Córrego do Feijão e Tejuco, que ficam perto da barragem 6, que também pertence à Vale, estão sendo retirados de suas casas.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, informou que a barragem tem água e fica perto da barragem que rompeu na última sexta-feira, 25. O local está sendo monitorado a cada uma hora com o auxílio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

A Vale informou, em nota, que as sirenes de alerta foram acionadas às 5:30h deste domingo “ao detectar aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem 6”. A população foi orientada a buscar imediatamente áreas mais altas da própria comunidade. A Vale ressaltou que “continuará monitorando a situação, juntamente com a Defesa Civil”.

As operações de busca foram interrompidas às 20h deste sábado, 26, por questões de segurança, e seriam retomadas às 4h deste domingo, porém foram suspensas para priorizar a retirada da população das áreas de risco.

O último balanço oficial, divulgado na noite deste sábado, confirma a morte de 34 pessoas, aponta para 296 desaparecidos, 81 desabrigados e 23 vítimas hospitalizadas. Até agora, um total de 192 pessoas foram resgatadas com vida.

Fontes:
G1 – Buscas estão temporariamente interrompidas por risco de rompimento de mais uma barragem em Brumadinho, na Grande BH; 34 mortes estão confirmadas
Uol – Bombeiros dizem que outra barragem de Brumadinho pode se romper; comunidades são evacuadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *