O lado bom do tédio

Estudo aponta que, se usado de maneira correta, o tédio pode ser um fator estimulante da criatividade

O lado bom do tédio
O tédio estimula a criatividade e a resolução de problemas, ao permitir que a mente vagueie (Foto: Pixabay)
Se você está uma grande ideia surgir, aqui vai um conselho: fique entediado. Um estudo publicado na revista científica Academy of Management Discoveries descobriu que o tédio pode estimular a criatividade e a produtividade.

No estudo, algumas pessoas passaram por uma tarefa indutora ao tédio, classificando metodicamente uma tigela de feijões, uma por uma, e por cores. Após a tarefa, um grupo de pessoas que viu o teste como uma “forma artesanal de criar”, acabou se destacando de forma positiva.

Essas descobertas provavelmente não são nenhuma surpresa para Sandi Mann, professora sênior de psicologia na Universidade de Lancashire no Reino Unido. Mann é o autor de The Upside of Downtime: Por que o tédio é bom e é defensor de abraçar as emoções.

O tédio gera criatividade

Em sua essência, segundo Mann, o tédio é “uma busca por uma estimulação neural que não está satisfeita”. “Se não conseguirmos encontrar isso, nossa mente irá criá-lo. Não há outra maneira de obter essa estimulação, então você tem que entrar na sua cabeça. Você pode se surpreender com o que você faz quando faz”, disse Mann.

Como demonstrado pelo estudo atual, e por outros anteriores, o tédio pode estimular a criatividade e a resolução de problemas, ao permitir que a mente vagueie e sonhe acordada.

O tédio é bom para a saúde mental

Sonhar acordado pode ser “um grande descanso” e oferecer uma breve fuga do dia-a-dia. Mas também é benéfico simplesmente afastar-se das telas do celular, do trabalho e de outros objetos estressantes por tempo suficiente para sentir-se entediado. Estudos mostraram, por exemplo, que ferramentas modernas, incluindo e-mails de trabalho, mídias sociais e aplicativos de namoro, podem prejudicar a saúde mental – portanto, fazer uma pausa pode ser uma valiosa oportunidade para recarregar as energias.

Como ficar entediado da maneira certa

Mann relatou que é importante não confundir o tédio com o relaxamento. Uma atividade intencionalmente tranquila, como ioga ou meditação, provavelmente não atende à definição de tédio.

Para aproveitar o verdadeiro tédio, ela sugere escolher uma atividade que requer pouca ou nenhuma concentração – como caminhar por uma rota já conhecida, nadar ou mesmo simplesmente ficar de olhos fechados e deixar sua mente vagar, sem música ou estímulo para guiá-la.

Também é crucial desconectar durante esse tempo. Nosso apego cultural aos telefones celulares está, paradoxalmente, destruindo nossa capacidade de ficar entediado e impedindo que sejamos verdadeiramente entretidos.

“Estamos tentando afastar o tédio, mas, ao fazer isso, estamos realmente nos tornando mais propensos ao tédio, porque toda vez que usamos nosso telefone não estamos permitindo que nossa mente vagueie”, disse Mann.

Ela acrescenta que as pessoas podem se tornar dependentes do constante impacto da dopamina dos novos e constantes conteúdos que os telefones fornecem. “Nossa tolerância ao tédio muda completamente e precisamos cada vez mais de deixar de ficar entediados”, diz Mann.

Logo, da próxima vez que você se encontrar na fila do supermercado, em uma reunião entediante ou matando o tempo em uma sala de espera, resista à vontade de pegar o celular. Você estará fadado a ficar entediado – e seu cérebro, humor e desempenho no trabalho podem melhorar.

Fonte:
Time-Being Bored Can Be Good for You—If You Do It Right. Here’s How

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *