Nazistas enviam o primeiro grupo de judeus para campos de concentração

Em 20 de janeiro de 1941, prisioneiros judeus foram encaminhados para campos de trabalho forçado, enquanto nazistas planejavam extermínio em massa

Nazistas enviam o primeiro grupo de judeus para campos de concentração
Campos de concentração encarceravam judeus para realizarem trabalho escravo (Foto: Wikipedia)
Em 20 de janeiro de 1941, a Alemanha nazista enviou o primeiro grupo de judeus para os campos de concentração que haviam sido construídos por todo o país. Anteriormente, os campos de concentração abrigavam prisioneiros de guerra e os judeus eram mantidos em guetos.

O regime nazista, liderado por Adolf Hitler, construiu uma série de centros de detenção destinados a encarcerar e eliminar os “inimigos do Estado”, onde os detentos ficariam fisicamente concentrados em uma única localidade e realizariam trabalhos escravos. Nos primeiros anos, os chamados campos de concentração abrigavam pessoas com ideologia comunista ou social-democrata, ciganos de etnia Romani, Testemunhas de Jeová, homossexuais e outras pessoas vistas como “fora dos padrões sociais”.

Em 1939, a Alemanha anexou a Áustria ao seu território, e com isso capturou diversos judeus alemães e austríacos. Após a construção do primeiro gueto em Piotrków Trybunalski, na Polônia, os judeus presos foram alocados nessas regiões urbanas cercadas e vigiadas por nazistas, forçando-os a viver em condições miseráveis. Os guetos eram considerados medidas provisórias de segregação judaica, enquanto autoridades alemãs discutiam opções para eliminar essa população.

Com o tempo, os alemães construíam mais campos de concentração e encaminhavam cada vez mais judeus para realizarem trabalhos forçados. O campo de concentração mais famoso foi o de Auschwitz, em território polonês, ocupado pelos alemães. A partir da invasão da União Soviética, a Alemanha nazista passou a adotar práticas de extermínio nessas localidades.

O primeiro campo de extermínio foi criado em dezembro de 1941, na cidade polonesa de Chelmno. Lá, judeus e ciganos foram mortos por asfixiamento, em furgões com canos de escapamento direcionados para a parte interna dos veículos, liberando gás tóxico. A medida que campos de extermínio eram construídos, aumentava o número de mortes nas chamadas câmaras de gás. Em Auschwitz, chegou a ocorrer 6 mil mortes por dia.

Com o fim do regime nazista, em 1945, os prisioneiros dos campos de concentração e extermínio foram libertados. Entre 1933 e 1945, foram construídos mais de 40 mil campos e mais de 3 milhões de judeus morreram. Apenas uma ínfima parte dos prisioneiros sobrevivia aos campos

Fonte:
United States Holocaust Memorial Museum-Campos Nazistas
United States Holocaust Memorial Museum-Guetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *