Facebook nega ter criado #10YearsChallenge para treinar reconhecimento facial

Polêmica afirma que a rede social usa o desafio que viralizou para melhorar algoritmo que reconhece envelhecimento

Facebook nega ter criado #10YearsChallenge para treinar reconhecimento facialFoto: Reprodução
O Facebook negou nesta sexta-feira (18) que tenha criado o #10YearsChallenge

(desafio dos 10 anos, em português), o mais recente “desafio” viral nas redes sociais em que os usuários postam lado a lado uma foto de hoje e outra de dez anos atrás para fazer a comparação.

A nota da empresa afirma que a rede social não ganha nada com isso e rejeitou ter criado a brincadeira para treinar reconhecimento facial, como sugeriu a especialista em estratégias digitais Kate O’Neill, em artigo publicado na revista “Wired”.

A empresa liderada por Mark Zuckerberg (foto) brincou até com o desafio. “O Facebook não começou essa onda, e o meme geralmente usa fotos que já estão no Facebook. Nós não ganhamos nada com esse meme (além de nos lembrar das tendências questionáveis de moda de 2009)”.

O Facebook também afirma que é possível desligar o reconhecimento facial nas configurações de conta.

Brincadeira inocente?
A polêmica em torno da brincadeira surgiu depois que alguns influenciadores, entre eles O’neill, começaram a questionar o que seria feito com as fotos compartilhadas.

No artigo, O’Neill imagina alguns cenários sobre como as empresas de tecnologia estão se aproveitando da moda (isso, diz ela, se não a tiverem criado).

Segundo O’Neill, o principal cenário é para fazer publicidade dirigida. Se um sistema é capaz de reconhecer melhor um rosto, pode oferecer produtos com base na idade e outras características físicas.

A especialista em privacidade e tecnologia Ann Cavoukian, da Universidade Ryerson, no Canadá, recomenda cautela. “Nosso rosto é uma das fontes de informação mais valiosas para as tecnologias emergentes”, diz. “Eu insisto que as pessoas não devem participar (do desafio)”, disse à BBC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *