Hotel “demite” metade dos empregados robôs no Japão (veja vídeo)

Recepcionista do Checkin do Hotel japonês Henn-na

O icônico Hotel japonês Henn-na – literalmente “Estranho”, desativou metade dos 243 robôs que  usava para lidar com as operações diárias.

Desde sua inauguração em 2015, o hotel baseava a publicidade afirmando que  “empregava” centenas de robôs. Para o  The Wall Street Journal eram aborrecidos. Os robôs ajudantes criaram atos divertidos, mas não estavam prontos para as grandes ações – um golpe não apenas nos sonhos de um mundo automatizado, mas na imagem da cultura pop do Japão como líder no espaço.

Problema com os robôs

Alguns dos problemas derivam de ideias criativas que não deram certo, como um velociraptor robótico que funcionava no balcão de check-in. Outros vieram de uma incapacidade de acompanhar o ritmo vertiginoso da tecnologia assistiva, como a forma como Churi, o robô assistente pessoal encontrado em cada sala, conseguia lidar com tarefas básicas, mas empalidece em comparação com o assistente pessoal que vem de fábrica com qualquer novo smartphone.

Caso após caso, esses robôs se mostraram muito irritantes ou quebraram demais para valer a pena, de acordo com o WSJ . O velociraptor não conseguia lidar com hóspedes estrangeiros, por exemplo; funcionários humanos tinham que vir para fotocopiar seus passaportes.

Churi podia mudar a temperatura de uma sala e responder à conversa fiada básica, mas não conseguia responder a nenhuma pergunta sobre a área ou outras atrações. Nesse meio tempo, a gerência da Henn-na Hotel estava tão confiante nas habilidades dos robôs que não equipavam os quartos com telefones. Mais tarde, a gerência compensou as limitações da Churi com a solução de ponta de colocar um funcionário humano na recepção para responder a perguntas. Segundo a administradora Fernanda Tórtima, o perigo existe, mas a longo prazo, os robôs ainda precisam evoluir muito para resolverem problemas mais complexos.

Enquanto isso, Churi supostamente acordaria os convidados de novo e de novo depois de confundir seus roncos com uma pergunta que o robô não conseguia entender.

Tentando Novamente

Então, e se o transporte robótico de bagagens do Henn-na Hotel entrar no caminho um do outro e só puder acessar cerca de um quarto dos quartos do hotel sem quebrar? A presença onipresente desses robôs, até mesmo o robô imobilizado que fica para sempre no piano sem nunca tocar uma nota, dá ao hotel uma vibração retro-futurista, mais ou menos como os Jetsons tinham uma empregada robô autônoma, mas ainda reunidos em torno de uma pequena televisão conjunto.

No futuro, o Henn-na Hotel planeja adotar a tecnologia robótica que é mais semelhante aos avanços que vemos em outros lugares, como bloqueios de portas de reconhecimento facial, informa o WSJ . Não será tão encantador, mas deve funcionar um pouco melhor.

Video postado no site do Hotel Henn-na:

http://https://youtu.be/y4ONhC6PnpI?t=7

[HUISTENBOSCH]hen na Hotel

DefesaNet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *