Demissão do presidente da Apex abre crise no governo

Ministro anunciou saída de Alecxandro Carreiro, mas este alega que apenas Bolsonaro pode demiti-lo

Por Gabriela Valente e Martha Beck

A primeira baixa na equipe do presidente Jair Bolsonaro provocou uma crise nos bastidores do governo. Depois de ter a demissão do comando da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos(Apex) anunciada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, Alecxandro Carreiroapareceu no órgão para trabalhar nesta quinta-feira. Carreiroafirmou ao blog Lauro Jardim que apenas o Bolsonaro poderia demiti-lo.

Foi Bolsonaro quem assinou a nomeação do publicitário para o cargo. No entanto, ele foi demitido ontem à noite por meio de um tuíte de Ernesto Araújo, que já anunciou um substituto no mesmo post. A manhã desta quinta-feira foi tumultuada em Brasília. Ninguém sabe ao certo o que acontecerá com o comando da Apex. O Itamaraty não se manifesta.

A Apex divulgará uma nota na tarde desta quinta-feira para esclarecer o fato de Carreiro ter ido trabalhar. Dirá que ele, que foi  nomeado para o cargo pelo presidente da República, cumpriu expediente normalmente, fez despachos internos e recebeu autoridades. Alex Carreiro, como é conhecido, foi pela manhã ao Palácio do Planalto falar com o presidente Bolsonaro, mas não foi recebido por ele. Tentará novamente no fim da tarde.

Letícia Catelani, diretora que teria sido pivô da demissão de Carreiro, também deu expediente na Apex. O novo presidente teria se recusado a nomeá-la como diretora da agência. Ela, que é próxima do ministro de Relações Exteriores, ignorou que ainda não tem nenhum cargo, oficialmente, na entidade e despacha como se já tivesse sido empossada.

Segundo funcionários da Apex, ela despacha normalmente, recebeu gerentes de áreas para se inteirar do trabalho e estuda o organograma da agência.

Enquanto isso, os funcionários esperam mais mudanças na estrutura. Não sabem se haverá mais cortes, se terminaram, se os demitidos serão reconvocados.

— O clima está péssimo porque ninguém sabe quem pode ser demitido pela caneta de um presidente demitido, mas ainda no cargo — disse um deles sob condição de anonimato.

Nomeação polêmica

A nomeação de Carreiro gerou polêmica desde o início. Carreiro seria apadrinhado do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, e demitiu cerca de 20 funcionários experientes da Apex quando assumiu. Nesta quinta-feira, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), irmão de Eduardo, negou em sua conta no Twitter que a indicação tenha sido dele.

Isso causou mal-estar dentro da agência, o que foi agravado pelo fato de que Carreiro não é fluente em inglês, o que é uma exigência do estatuto da própria Apex. Segundo técnicos a par do assunto, embora a Apex seja subordinada ao Itamaraty, a demissão de seu presidente, de fato, não cabe ao chanceler, mas ao próprio presidente da República. O Palácio do Planalto não teria gostado da forma como Araújo conduziu o assunto.

A escolha de Carreiro para o comando da Apex foi classificada por integrantes do órgão como “algo esdrúxulo” e “um constrangimento”. Ela também foi vista com preocupação, pois ocorreu às vésperas da realização do Fórum Econômico Mundial de Davos. A agência costuma aproveitar o evento para promover as empresas brasileiras e o próprio Brasil. Carreiro, no entanto, além de não falar inglês fluentemente, não teria qualquer experiência em promoção comercial. Davos será o primeiro grande evento internacional do qual o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe vão participar.

O resumo do currículo de Carreiro, que está no site da agência, diz que ele é pós-graduado em gestão pública e que desempenhou funções de “alto nível em diversos órgãos da administração pública”. Na Secretaria Nacional de Portos, teria sido o responsável pela articulação ministerial. Anteriormente, teria atuado junto ao Sebrae Nacional em programas de empreendedorismo. O site diz ainda que ele trabalhou com consultoria estratégica, tanto no Legislativo, quanto no Executivo. No entanto não fala em trabalhos na área de comércio exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *