Bolsonaro confirma encontro com Benjamin Netanyahu nesta sexta-feira

Resultado de imagem para

Netanyahu já não vê a hora de se encontrar com o novo aliado

Por G1 — Brasília

O presidente eleito Jair Bolsonaro informou nesta quinta-feira (26) pelo Twitter que se encontrará na próxima sexta-feira (28) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Bolsonaro retuitou uma postagem do site Renova Mídia. A embaixada de Israel em Brasília informou que o encontro será no início da tarde de sexta-feira, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Depois de reproduzir a informação do site, Bolsonaro escreveu a seguinte mensagem: “Infelizmente, o objetivo de alguns é desinformar e confundir como se o encontro tivesse sido desfeito! Lamentável! Seguimos adiante!”.

CRISE EM ISRAEL – Segundo informou o jornal “O Globo”, Netanyahu desistiu de participar da cerimônia de posse de Bolsonaro, no próximo dia 1º, em razão da crise política em Israel, que obrigou a coalizão de governo a antecipar para abril as eleições legislativas programadas para novembro. Mas, de acordo com o site o jornal, manteve a viagem prevista para o Brasil.

No último dia 18, a embaixada de Israel havia confirmado a presença de Netanyahu na posse de Bolsonaro. Nesta quinta, a assessoria da embaixada informou que a participação na cerimônia consta da agenda do primeiro-ministro no Brasil, mas há “indicativos” de que isso pode mudar.

No início de novembro, logo após ter sido eleito, Bolsonaro anunciou a transferência da embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, a exemplo do que decidiu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A embaixada norte-americana em Jerusalém foi inaugurada em maio.

RECONHECIMENTO – A transferência da embaixada representa o reconhecimento de Jerusalém como capital. Israel considera Jerusalém a “capital eterna e indivisível” do país. Mas os palestinos não aceitam e reivindicam Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestino.

Nesta semana, Bolsonaro anunciou que o futuro ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, irá em janeiro a Israel, a fim de visitar estações de dessalinização. Segundo Bolsonaro, em parceria com o governo israelense, será estudada a realização de testes de produção de água a partir da umidade do ar.

“Poderemos, inclusive, negociar a instalação de fábrica no Nordeste para venda desses equipamentos no nosso mercado”, escreveu o presidente eleito no Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *