ARTISTA FRANCÊS PROJETA ROSTOS DE ÍNDIOS EM ÁRVORES DA AMAZÔNIA CONTRA O DESMATAMENTO DA FLORESTA

follow-the-colours-amazonia-philippe-echaroux-01

Rostos de indígenas brasileiros foram projetados em árvores da Floresta Amazônica, e o resultado é belíssimo. A intervenção, de autoria do fotógrafo e artista francês Philippe Echaroux, tem como objetivo chamar a atenção para o desmatamento que devasta a floresta.

follow-the-colours-amazonia-philippe-echaroux-02

As projeções demonstram a conexão profunda entre a natureza e seus habitantes,ressaltando a necessidade da preservação ambiental.  

follow-the-colours-amazonia-philippe-echaroux-03

O francês, que se considera um artista ativista, faz o que chama de “Street Art 2.0”: arte de rua sem tintas, apenas luz. E muito menos ruas, no caso deste projeto.

follow-the-colours-amazonia-philippe-echaroux-04

Philippe Echaroux fotografou retratos de membros da tribo Suruí, grupo indígena brasileiro dos estados de Rondônia e Mato Grosso. O líder da tribo, Almir Narayamoga Suruí, foi convidado pelo governo brasileiro para ajudar na preservação da floresta. Ele, por sua vez, convidou o francês para utilizar a arte como um apelo contra o desmatamento e destruição da floresta.

follow-the-colours-amazonia-philippe-echaroux-05

Vítima da exploração madeireira ilegal e de mineradores que não hesitam em violar o território Suruí, o grupo indígena quer a conscientização sobre essa horrível e gananciosa exploração que põe em risco todo um território e seu povo.

follow-the-colours-amazonia-philippe-echaroux-06
follow-the-colours-amazonia-philippe-echaroux-07

Descrevendo a inspiração por trás do projeto, Echaroux diz que “Quando você corta uma árvore, é como se derrubasse um homem”.

A série fotográfica compõe a exposição “The Crying Forest” (“A Floresta que Chora”), que permanece na Galerie Taglialatella, em Paris, até o dia 15 de dezembro de 2016.

follow-the-colours-amazonia-philippe-echaroux-08

Philippe Echaroux é muito conhecido em todo mundo por seu trabalho fotográfico junto a celebridades e publicidades. Philippe também gosta muito de produzir projetos pessoais com significados que fazem as pessoas refletirem sobre determinado assunto.

follow-the-colours-amazonia-philippe-echaroux-09

O resultado final é realmente incrível e tocante! Confira no vídeo abaixo (em francês) o making-of do projeto:Você pode conhecer mais do trabalho de Philippe Echaroux em seu site, Instagram e Facebook.

fonte:FTC

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *