Morre Marcel Proust

No dia 18 de novembro de 1922, morreu Marcel Proust

Morre Marcel Proust
Seu romance é tido por consenso como um dos maiores não apenas do século passado, mas de toda a história da literatura (Reprodução/Internet)
Marcel Proust nasceu em Auteuil, subúrbio de Paris, em 1871. De saúde frágil, teve uma infância cheia de cuidados. Durante a adolescência, viveu nos Champs-Élysées, em Paris, onde o ar saudável ajudava a diminuir os efeitos da asma.

Em 1891, ingressou na Faculdade de Direito de Sorbonne. Preparou-se para seguir a carreira diplomática, da qual desistiu para dedicar-se à literatura.

Seus primeiros escritos datam de 1892, quando, com alguns amigos, fundou a revista Le Banquet. A seguir, passou a colaborar em La Revue Blanche, frequentando ao mesmo tempo os salões aristocráticos parisienses, cujos costumes forneceram inspiração para sua carreira literária, iniciada com a obra “Os Prazeres e os Dias” (1896).

A morte da mãe, em 1905, fez dele herdeiro de uma fortuna razoável. Com a saúde cada vez mais debilitada, Proust acabou se isolando dos meios sociais para dedicar-se exclusivamente à criação de “Em Busca do Tempo Perdido”, publicado entre 1913 e 1927, em oito volumes: “No Caminho de Swann”, “À Sombra das Raparigas em Flor”, “O Caminho de Guermantes” (1 e 2), “Sodoma e Gomorra”, “A Prisioneira”, “A Fugitiva” e “O Tempo Redescoberto”.

Sua obra é tida por consenso como uma das maiores não apenas do século passado, mas de toda a história da literatura.

Proust morreu em Paris, no dia 18 de novembro de 1922.

Fonte:
UOL Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *