Deputada destrambelhada. Por VICENTE LIMONGI NETTO

Por VICENTE LIMONGI NETTO
A deputada federal eleita, jornalista Joice Hasselmann (Correio Braziliense – 15/11), chega falando grosso. Chutando o balde. Atirando a esmo. Metendo os pés pelas mãos. Arvorada em porta-voz do protesto. Contra férias do legislativo e do judiciário no recesso, e contra o aumento salarial aos ministros do STF. Não é assim que se faz boa política. Subestimando, generalizando e dando caneladas em políticos experientes e conhecidos. Reeleitos ou eleitos, como ela. Joice tem muito que aprender na Câmara e no Congresso Nacional. Claramente, pelo tom destemperado e agressivo, a deputada mais votada na história do país, quer mostrar serviço ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. Bom proveito. Mas com pedradas nos outros só planta dificuldades para o futuro Chefe da Nação colher mais tarde. Com o tempo aprenderá que o exercício da política é fascinante. Mas espinhoso. É como a estrada da vida. Tem mão e contra-mão. Sem diálogo não se obtém a convergência de idéias e objetivos que atendam aos interesses coletivos. Menos, Joice, menos.

Kajuru, é a escória chegando ao senado

O imbecil Jorge Kajuru antes de pretender  abrir a “caixa preta” da CBF (“Eleito senador, Kajuru quer frente para abrir “caixa preta” da CBF” -Folha de São Paulo-  Esporte – 13/11), deveria abrir o próprio cérebro. Trocar as  fezes por um pouco de massa cinzenta.  Kajuru é mais um destemperado demagogo e venal  que chega ao senado com os olhos sangrando de ódio e ressentimento. Esquece que foi eleito para cuidar dos assuntos que afligem a população goiana e não para se fantasiar de paladino de barro.

Aplaudo o patriota Agenor

No próximo dia 23,  meu amigo de fé, patriota general Agenor Homem de Carvalho completa 86 anos de idade. Com saúde e excelente memória. Exemplo de vida digna de Cidadão e Soldado. Exerceu  com dignidade e competência o comando do Gabinete Militar da Presidência da República no Governo Collor. Hoje vive no merecido repouso do guerreiro relacionando-se com os amigos e cuidando da bonita família, netos e com a  esposa, Dona Marly. Parabéns! Feliz aniversário.

Kfouri, o pauteiro imundo

O folclórico e  incorrigível  rabiscador Juca Kfouri voltou a ser o inacreditável pauteiro mais sujo do que pau de galinheiro dos manjados Romário,  Kajuru e Randolfe. Com os olhos sangrando de ódio, será o torpe  patrulheiro dos três  no Senado. Outro paspalho, Luiz Lima, deputado federal eleito,veio juntar-se ao edificante trio de asnos (“O Golpe Caboclo em julgamento” – Esporte – Folha de São Paulo – 11/11). O desvairado, recalcado, repugnante e infeliz colunista petista também insiste em pressionar os magistrados que julgarão a ação contra a CBF. O  petulante marginal não  tem espelho em casa. O destrambelhado Juca faz das tripas coração para chamar a atenção do futuro presidente, Jair Bolsonaro. Sonha em ser ministro dos Esportes. Mandou emissário com o livreco  dele, “Confesso que não presto”.  Bajulou FHC em vão. Insistiu com Lula, também quebrou a cara. Não se perca de vista, registre-se e afixe-se que Kfouri é o incorrigível imaculado de barro definido magistralmente pelo presidente do Corinthians, Andres Sanches, como “o rebotalho do estilo gilette” ( corta dos dois lados).

FHC perdeu o senso

Fernando Henrique Cardoso, o bolorento sábio de barro, perdeu o bom senso e o freio do ridículo. Cumpriu agenda lamentável, desrespeitosa e vergonhosa no exterior, denegrindo o presidente eleito, Jair Bolsonaro. FH perdeu o equilíbrio, com a idade avançada. Não será com torpezas, falta de educação  e amarguras que FH conseguirá reabilitar o PSDB,  derrotado por Bolsonaro nas urnas. O espelho de FHC quebrou faz tempo.

Arrogantes  sem assunto

Tolice, cretinice, tosca  ironia, falta do que fazer, ou, simplesmente, torpe patrulhamento. Só assim explica-se o desapontamento dos patéticos colunistas Alvaro Costa e Silva e Marcos Nogueira, ambos na Folha do dia 10, pelo simples fato de Bolsonaro gostar de pão com leite condensado. Francamente. Eta, ferro. Jornalismo primoroso é isso.

Collor no Oriente Médio

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, da Câmara Alta, senador Fernando Collor, fez proveitosa viagem a Síria, Líbano e Irã, fortalecendo os vínculos da amizade do Brasil com aqueles países. Conversou, trocou experiências e presentes,  com as mais destacadas e importantes figuras, da política, da economia e da religião das três  nações.

Capim para Diegues 

O fardão do acadêmico Joaquim Falcão destaca um coqueiro. Em homenagem a Pernambuco, onde nasceu. O fardão do sabidão de plástico,  Cacá Diegues, por sua vez, exibirá pedaços  de capim e alfafa. Que comerá com satisfação  durante o bolorento discurso de posse.

Competente e consciente
A revista ELA, do Globo, mudou muito.  Para melhor, sob o comando de Bruno Astuto. Excelentes matérias, bons textos e  fotos antecipando novidades da moda brasileira e internacional.Com direito a crônicas doces, espirituosas e encantadoras de Danusa Leão.  Capa com a eterna musa Brigitte Bardot , entrevistada por Rita Lee foi sensacional. Merecia chamada de primeira.  Gol contra. Com vocês, a serenidade e consciência do editor Bruno Astuto: ” Os  fortes sabem cortar para outra e se manter fiéis a si próprios. É assim nas novelas, nos amores, no trabalho e até na política”.

Limongi é jornalista. Trabalhou no Globo, TV-Brasilia, Última Hora de Brasilia, Ministério  da Justiça, Senado Federal, Universidade de Brasília,  Suframa e Confederação Nacional da Agricultura. Sócio da ABI há 49 anos. Tem face  blog. É servidor aposentado do Senado Federal. 

Diario do Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *