Tate Liverpool vai apresentar a maior exposição de Keith Haring

Artista dos EUA, que morreu em 1990 com 31 anos, é mais conhecido por seus motivos visuais e ativismo de Aids

Keith Haring em um vagão de metrô em Nova York, por volta de 1983.
 Keith Haring em um vagão de metrô em Nova York, por volta de 1983. Fotografia: Tseng Kwong Chi

Por Mark Brown – The Guardian

A Tate Liverpool fará o primeiro grande show do Reino Unido dedicado ao artista norte-americano Keith Haring , que morreu em 1990 com apenas 31 anos .

“Estamos realmente com o objetivo de trazer à vida a energia cultural e os nervos da cidade de Nova York dos anos 80”, disse o curador do programa, Darren Pih.

Haring nasceu na zona rural da Pensilvânia em 1958 e mudou-se para Nova York aos 20 anos, tornando-se parte da cena de arte de rua. Ele era amigo de figuras como Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat , Madonna e Grace Jones.

Ele é mais conhecido pelos motivos visuais reconhecíveis que criou – bebês rastejantes, cães latindo e discos voadores – bem como seu ativismo político.

Ignorância = Medo, 1989. Cartaz de Keith Haring.
FacebookTwitterPinterest
 Ignorância = Medo, 1989. Poster por Keith Haring. Foto: Coleção Emmanuelle e Jérôme de Noirmont, Paris

Haring contribuiu para campanhas de desarmamento nuclear, projetou cartazes anti-apartheid e criou o famoso mural Crack Is Wack no Harlem. Como um homem gay, seu trabalho como ativista e educador da Aids é visto como um de seus legados duradouros e o show de Liverpool destacará seu ativismo através de peças, incluindo seu pôster de 1989, Ignorance = Fear .

A carreira de Haring foi breve. Ele morreu de complicações relacionadas à Aids em 16 de fevereiro de 1990. A Fundação Keith Haring tem trabalhado de perto com a Tate Liverpool no show de 2019.

Helen Legg, diretora da Tate Liverpool , disse que a cidade e o artista tinham muito em comum. “Ambos estão politicamente comprometidos com uma história de ativismo, um forte senso de justiça social e um amor pela música e pela moda.

Sexo Seguro!  1987. Poster por Keith Haring.
FacebookTwitterPinterest
 Sexo Seguro! 1987. Poster por Keith Haring. Foto: Coleção Emmanuelle e Jérôme de Noirmont, Paris

“A Tate Liverpool está orgulhosa por trazer esta grande exposição e reavaliação de Keith Haring para a cidade.”

Ela disse que o ativismo e o engajamento político de Haring tornaram o momento do show no Reino Unido particularmente relevante. “A vida e a arte realmente andam na corda bamba no trabalho de Keith Haring. Ele queria colapsar distinções entre alto e baixo e por seu trabalho para alcançar um público realmente amplo além da galeria ”.

Pih disse que a exposição daria uma imagem mais “diferenciada e complexa” de Haring do que às vezes é apresentada. Haring era acessível e sofisticado, ele disse. “Seu alcance popular não prejudica sua posição como uma das figuras culturais e artistas mais importantes do final do século 20”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *