Estados Unidos reconhecem oficialmente a URSS

A nação socialista já existia desde 1922 e acabou em 1991, após 46 de Guerra Fria

Estados Unidos reconhecem oficialmente a URSS
Brasão da URSS, que teve como mais famoso líder o linha-dura, Josef Stalin (Reprodução/Internet)
No dia 16 de novembro de 1933 os Estados Unidos reconheceram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas de forma oficial. O país, que viria a ser rival dos americanos na Guerra Fria, período entre o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da URSS, já existia desde 1922.

Os dois países foram os grandes vitoriosos da segunda grande guerra e repartiram o mundo entre os países do bloco socialista, aliados à URSS, e os do bloco capitalista, aliados aos EUA. A União Soviética era governada de forma unipartidária, o partido comunista controlava o país. Seu mais conhecido líder foi Josef Stalin, que comandou a nação até o ano de sua morte em 1953. O governante era conhecido por ser um homem de punho firme e impiedoso com a oposição, quem contrariou seu governo foi deportado ou morto.

Durante os anos de Guerra Fria, o estado comunista gastou muito para ajudar seus aliados na briga pela influência sobre o mundo com os EUA, isso esgotou seus recursos. Nos últimos anos o país passou a se abrir para o capitalismo e, em 1991, suas unidades subnacionais se separaram, formando 16 diferentes países: Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Transcaucásia, Estônia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Georgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguizão e Tadjiquistão.

Fonte:
InfoEscola-União Soviética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *