Como registrar um domínio rápido e fácil

Efetuar o registro do seu domínio é a maneira para assegurar a sua presença online

Como registrar um domínio rápido e fácil
Investimento em um domínio não é um processo custoso (Foto: Pixabay)
O domínio é o endereço do seu negócio na web e é por ele que as pessoas vão conhecer o seu conteúdo e os produtos da sua empresa na web. Efetuar o registro do seu domínio é a maneira para assegurar a sua presença online. Sendo assim, é mais vantajoso poder contar com um domínio próprio.

Existem várias empresas atualmente que disponibilizam domínio e hospedagem de sites a custos baixos, por isso, o investimento em um domínio não é um processo custoso.

Com um domínio único, o cliente vai perceber que o seu empreendimento é profissional e comprometido em entregar um bom serviço. Vale destacar também que o domínio é a marca da sua empresa na web.

Outro ponto importante é que o domínio pode ajudar no ranqueamento do seu site no Google. Isso ocorre especialmente se você utilizar nele alguma palavra-chave relacionada ao seu negócio.

Porém, lembre-se que o mais importante mesmo é elaborar um nome de domínio simples e que seja facilmente memorizado pelos seus clientes.

Como utilizar o site Registro.br

Para registrar o seu domínio você pode optar por acessar o site Registro.br, pois lá você vai encontrar todas os procedimentos para escolher o nome correto e até efetuar o pagamento.

Há também a opção de registrar o seu domínio por meio da empresa de hospedagem de sites. A Weblink e a Hostinger, por exemplo, possibilitam o registro de domínio juntamente com a hospedagem. Veja abaixo como registrar um domínio pelo site Registro.br:

1 – Inicialmente é necessário acessar o site. Em seguida é preciso procurar o domínio que você quer no campo especificado para a pesquisa.

2 – É preciso preencher em outro campo alguns dados básicos, tais como o CPF ou o CNPJ.

3 – Se você já possui um cadastro no site Registro.br é preciso apenas entrar com a sua senha e o seu login. Porém, se for a primeira vez, é necessário efetuar o seu cadastro.

4 – Você via encontrar um espaço onde deverá concordar com os termos de serviço. Após declarar que concorda, basta clicar em “registrar” para seguir ao próximo passo.

5 – Você irá receber um e-mail a respeito do pedido de registro de domínio. Quando receber esse e-mail, fique atento para as condições de pagamento.

6 – Por fim, no painel do site Registro.br você vai confirmar o status do seu domínio comprado e devidamente registrado.

Como efetuar o registro de domínio pela empresa de hospedagem de site

Se você quiser optar por registrar o seu domínio por meio da sua empresa de web hosting, isso também é válido. Nesse exemplo, as dicas se referem ao registro por meio da empresa Weblink.

1 – Se você ainda não possui um login de acesso na Weblink, é necessário criar um para poder registrar o seu domínio.

2 – Após isso, é só ir até a barra de pesquisa de domínios e procurar pelo seu nome desejado.

3 – Caso o domínio esteja disponível, é só colocá-lo no “carrinho de compras” e seguir para o pagamento.

4 – Por fim, é só clicar e comprar e escolher a forma de pagamento mais conveniente.

Dica Importante: Muitas empresas de hospedagem de sites oferecem condições especiais de preços conforme o período contratado. Além disso, também podem oferecer outros serviços em conjunto como certificado SSL e hospedagem grátis.

A escolha de um domínio

Antes de efetuar o registro do seu domínio, é necessário escolher o mesmo. Muitas pessoas ficam em dúvida a respeito do melhor método para escolher. Nesse caso, as melhores dicas são:

Opte pela extensão correta 

O ideal é optar pelas mais comuns, tais como a “.com” e a “.com.br”. As pessoas de uma forma geral já estão mais habituadas a elas, o que facilita a memorização.

Pense em mais de um nome 

Caso você já decidiu qual vai ser o seu domínio, pense também em possíveis variações. Pequenas mudanças de letras, ínfimos erros de digitação na hora que um usuário for procurar o seu site, pode gerar tráfego adicional.

Leve em consideração o longo período de tempo 

Um domínio é um investimento em longo prazo, por isso o processo de escolha deve ser muito bem pensado. Sendo assim, faça uma lista, veja como é a sonoridade deles, bem como se eles possuem relação com o nicho do seu site.

Evite usar hífens 

Números também não são bem-vindos. A intenção é criar um nome simples e fácil de decorar. Números e hífens são elementos que podem atrapalhar mais do que ajudar.

Conclusão 

O domínio será por muito tempo a porta de entrada do seu negócio. É por essa razão que ele deve ser muito bem escolhido. Portanto, ao iniciar um projeto na internet, não se esqueça de dar a atenção que o domínio tanto merece e escolha uma empresa de confiança como a Weblink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *