II Congresso UFPE em Debate começa nesta terça-feira

II Congresso UFPE em debate começa nesta terça

II Congresso UFPE em debate começa nesta terçaFoto: Divulgação

A partir desta terça-feira (6), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia o II Congresso UFPE em Debate, promovido pela Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE). O evento vai reunir, até a sexta-feira (9), a comunidade acadêmica de todo o Brasil para discutir a respeito do papel da universidade brasileira, as variadas convergências de temas na atualidade e as relações da instituição com a ciência, a tecnologia, a cultura e a arte, a partir do tema Universidade de Ideias e Ideias de Universidade.

A conferência de abertura promete reunir estudantes e professores das mais diversas áreas. Às 10h30, o geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras no período de descoberta do pré-sal no Brasil, realiza conferência com mediação do presidente da Adufepe, Edeson Siqueira.

Ainda no primeiro dia, os participantes podem assistir, à tarde, mesas-redondas simultâneas sobre direitos humanos, inclusão e empoderamento. O historiador Joanildo Burity, da Fundação Joaquim Nabuco, e a socióloga Vera Cêpeda, da Universidade de São Carlos (UFSCar), ambos com pós-graduação em Ciência Política, estarão na mesa “Inclusão e Empoderamento”, a ser realizada no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG/UFPE), das 15h às 18h.

No mesmo horário, outro debate ocupará o auditório da Adufepe, logo após a apresentação dos artigos de opinião, marcada para as 14h. Além da integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) Rubneuza Leandro, Moisés Santana (UFRPE), Maria de Nazaré Tavares Zenaide (UFPB) e Antônio Carlos Cardoso (UFPE) debaterão diversos aspectos de compromisso e defesa dos direitos, como posse de terra em assentamentos, inclusão da pessoa com deficiência, racismo, políticas em direitos humanos e cidadania.

Para assistir às palestras, é preciso fazer credenciamento online, por meio da página da Adufepe (www.adufepe.org.br) na aba inscrições. No primeiro dia, pela manhã, os inscritos receberão o material do evento (crachá, programação completa) no cadastramento montado na entrada do auditório do CTG. Nos demais dias, o credenciamento funcionará em tenda montada nos jardins da Adufepe. O credenciamento é essencial para que os participantes tenham livre acesso às atividades do evento e adquiram o certificado de participação ao final da maratona de discussões.

WEB – Além da cobertura completa nas redes sociais e em página específica no site da Adufepe, o II Congresso UFPE em Debatetambém terá transmissões ao vivo das mesas-redondas, conferências e palestras, por meio dos perfis do Facebook (https://www.facebook.com/adufeperecife/) e pelo canal do YouTube da associação (Ascom Adufepe). A intenção dos organizadores é que os internautas possam prestigiar a programação em tempo real, interagir, comentar e compartilhar em suas próprias redes.

Serviço:

II CONGRESSO UFPE EM DEBATE – Universidade de Ideias e Ideias de Universidade

De 6 a 9 de novembro, das 9h às 18h. No Auditório da Biblioteca Central, Auditório Paulo Rosas (Adufepe), Auditório Barbosa Lima Sobrinho (CFCH) e Auditório Newton Maia (CTG). Inscrições e mais informações: www.adufepe.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *