TSE desmente notícia falsa sobre horário de verão na votação

TRE-PE desmente fake news

TRE-PE desmente fake newsFoto: Divulgação

Circula nas redes sociais um alerta de que as urnas estão equivocadamente programadas de acordo com o horário de verão, que, neste ano, foi adiado para novembro, em vez de iniciar em outubro. Segundo a veiculação, as urnas não computariam os votos de antes das 09h nem os de após as 16h. A mensagem pede aos eleitores para atentarem a essa programação equivocada das urnas, de forma a terem seu voto considerado. Esta informação é falsa e o eleitor deve desconsiderá-la.

O TSE esclarece que solicitou ao Governo Federal para que o início do horário de verão fosse alterado para depois do 2º turno das Eleições 2018, a fim de garantir a normalidade do pleito. Portanto, as urnas estarão preparadas para funcionar no mesmo horário que funcionaram no 1º turno.

Código Eleitoral determina o dia e a hora em que devem ocorrer as eleições ordinárias: o primeiro turno deve ser das 8h às 17h do primeiro domingo do mês de outubro; o segundo turno, no mesmo horário do último domingo do mesmo mês.

Ocorre que, devido aos quatro fusos horários observados no país, a votação não se inicia nem se encerra de modo concomitante em todo o território nacional, e o horário de verão contribui para agravar essa situação.

Adotado em 10 estados e no Distrito Federal, o horário de verão foi adiado em 2018 para o início de novembro, ou seja, só começará após as eleições.

Como não haverá nenhuma mudança no final de semana dos dias 27 e 28 de outubro, os eleitores poderão votar no horário normal. As urnas não estão programadas para entrar no horário de verão antecipadamente, mas sim, para funcionar no horário oficial.

Deixe uma resposta