Estudante pernambucana cria aplicativo para identificar fake news

Jornalista e aluna da Unicap usa tecnologia pra identificar, através de aplicativo, notícias falsas envolvendo os candidatos à presidência

Compartilhamento de fake news pelo Whatsapp tem gerado debates e denúncias
Compartilhamento de fake news pelo Whatsapp tem gerado debates e denúncias

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A disseminação de notícias falsas é o maior desafio das eleições nos últimos tempos no Brasil e no mundo. As chamadas “fake news” atrapalham a democracia e espalham o ódio entre candidatos e eleitores.

Mas a mesma tecnologia que ajuda a espalhar notícias também pode ser usada pra filtrar o que é ou não verdadeiro. Uma aluna do mestrado da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) usou inteligência artificial pra criar aplicativo que identifica se notícias são falsas ou não. Confira na reportagem de Natália Hermosa.

Entenda como funciona o aplicativo

A tecnologia artificial foi a arma encontrada por professores e uma aluna do mestrado em indústrias criativas da Universidade Católica de Pernambuco para checar se uma notícia é verdadeira ou não.

O aplicativo “verific.aí” que envolveu as áreas de comunicação, computação e design, demorou cerca três meses pra ser desenvolvido e está em fase de teste, mas a pesquisa começou em março do ano passado. A tecnologia é usada para checar notícias sobre as eleições 2018 relacionadas aos candidatos à presidência.

Esse projeto é de autoria da mestranda e jornalista Alice Souza que viu nas novas tecnologias uma maneira diferente de comunicação na sociedade. O manuseio do aplicativo é simples. Para checar se uma informação é falsa basta colar o link no buscador e o app faz uma varredura na internet.

A versão está disponível apenas em Android na loja do Google Play, mas já estão sendo desenvolvidas versões pra IOS e pra computador. Até o momento cerca de 120 notícias já foram checadas. Quem tiver alguma dúvida ou quiser checar se uma notícia é verdadeira pode entrar em contato pelo telefone (81) 9-9660.7338.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *