“Ainda não descobrimos o milagre”, diz Rosa Weber sobre evitar fake news

Resultado de imagem para FAKE NEWS CHARGESManoel Ventura
O Globo

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), ministra Rosa Weber , negou neste domingo que a Justiça Eleitoral tenha falhado no combate a divulgação de informações falsas durante as eleições deste ano. Para ela, se alguém tiver uma solução para coibir e evitar ” fake news “, deve avisar ao TSE, pois a corte ainda não descobriu esse “milagre”.

— Se tiverem a solução para que se evitem ou se coíbam as fake news, por favor, nos apresentem. Nós ainda não descobrimos o milagre — disse a ministra, durante entrevista à imprensa.

FENÔMENO MUNDIAL – Rosa Weber considerou que a divulgação de notícias falsas é um fenômeno mundial e que o Tribunal Superior Eleitoral não errou.

— Nós entendemos que não houve falha da Justiça Eleitoral a isso que se chama fake news. Todos sabemos que a desinformação é um fenômeno mundial. Gostaríamos imensamente de ter uma solução pronta e eficaz, mas não temos — disse a ministra.

A presidente do TSE considerou que a novidade nessas eleições foi a quantidade de boatos sobre as urnas eletrônicas. “O que há de novidade nesse pleito é a velocidade da circulação e difusão dessas notícias que estão a atentar contra a credibilidade do nosso sistema eleitoral. Esse ponto constitui uma novidade. Não tínhamos a exata visão que a desinformação se voltaria contra a instituição” — acrescentou.

TRÊS VÍDEOS – O Tribunal Superior Eleitoral divulgou três vídeos curtos na tentativa de combater fake news relacionadas a fraude nas urnas. O material deve ser divulgado no WhatsApp, apontada como principal rede para divulgação de notícias falsas.

Na mesma entrevista, o ministro Tarcísio Meira de Carvalho disse que a Justiça Eleitoral recebeu até agora cerca de 400 representações sobre propaganda irregular no processo eleitoral, das quais apenas 40 relativas a fake news.

— O TSE jamais desprezou ou subestimou os impactos desastrosos das notícias falsas catapultadas pelas novas tecnologias. É absolutamente justo observar que o TSE envidou todos os esforços para dotar as eleições de 2018 de um ambiente fértil e propício de ideias para uma democracia plural — disse Carvalho.

LISURA – Participam da entrevista autoridades do Poder Executivo, da Procuradoria-Geral Eleitoral, da Justiça Eleitoral, da Polícia Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Todos eles manifestaram preocupação especial com as suspeitas lançadas sobre a lisura do processo eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *