Haddad perde a compostura e chama Bolsonaro de “soldadinho de araque”

Fernando Haddad na Caminhada e Ato pela Democracia em Fortaleza, Ceará Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

Haddad se empolgou ao discursar em Fortaleza

Sérgio Roxo
O Globo

Em sua primeira atividade de rua no segundo turno da disputa presidencial, o candidato Fernando Haddad (PT) endureceu o discurso contra Jair Bolsonaro (PSL) e chamou o adversário de “soldadinho de araque”. O petista faz campanha neste sábado no Ceará, estado em que tenta herdar os votos de Ciro Gomes, apesar do “apoio crítico” dado pelo pedetista. Nem o terceiro colocado presidencial nem seu irmão, o senador eleito Cid Gomes, acompanham Haddad nas atividades.

Em um comício realizado após uma caminhada em Fortaleza, o petista novamente acusou Bolsonaro de tentar fraudar as eleições por meio de envio de notícias falsas pelo Whatsapp.

DESAFIO – “Vem falar da minha família na minha cara, vem falar dos meus bens. Vem me enfrentar. Soldadinho, soldadinho de araque. Não está preparado para presidir a República  – discursou, com tom de voz mais agressivo que o habitual”.

Haddad ainda se referiu a uma fala do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que descartou a possibilidade de Bolsonaro ir a debates porque a bolsa de colostomia colocada após a facada “expele odores”.

– Por que ele foge de debate? O possível ministro da Casa Civil dele (Onyx), que é tão desqualificado quanto ele, diz que ele foge do debate porque fede. Ele não mentiu. Faz 28 anos que ele está no Congresso Nacional e só vomita barbaridades – atacou o candidato do PT.

FALTA CIRO – Em entrevista após o ato, Haddad minimizou a ausência de Ciro em sua campanha, mas admitiu o interesse pelos votos do pedetista.

– O Ciro é um grande brasileiro. Mesmo tendo sido crítico, o apoio dele é muito importante.70% dos eleitores dele já estão votando na gente, e eu vim para o Ceará buscar os outros 30%.

De acordo com um petista do Ceará, diante do constrangimento provocado pela fala de Cid em um ato pró-Haddad na segunda-feira, o PT não procurou o senador eleito, nem ele manifestou interesse em estar nos atos com Haddad neste sábado. Já Ciro viajou para a Europa e só deve voltar ao Brasil na véspera do segundo turno, no dia 28. Aliada de Ciro, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), participou do ato em Fortaleza.

AMIGO DOS GOMES – Por já considerar impossível reverter o posicionamento dos Gomes, Haddad também não fez nenhum movimento de aproximação com os irmãos em sua passagem pelo Ceará. Em discurso na noite da última segunda-feira, Cid Gomes cobrou um pedido de desculpas do PT pelas “besteiras que fizeram” e disse que que o partido “criou” Bolsonaro.

Mais tarde, em Juazeiro do Norte, Haddad foi questionado sobre a ausência de Cid. O petista respondeu que a pergunta deveria ser feita ao senador eleito e novamente destacou ser amigo do irmão de Ciro. Na cidade, o presidenciável visitou a estátua de Padre Cícero, onde posou para fotos com um chapéu de vaqueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *