Fundador do PSDB deixa o partido e declara voto em Bolsonaro

Ex-chefe de gabinete de FH, Xico Graziano fez críticas aos tucanos em carta

Xico Graziano foi secretário do Meio Ambiente de José Serra Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo
Xico Graziano foi secretário do Meio Ambiente de José Serra Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo

Fundador do PSDBe um dos tucanos mais próximos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso , o ex-deputado federal  Xico Grazianodeixou o partido e decidiu apoiar o candidato do PSL e ex-capitão da reserva, Jair Bolsonaro , no primeiro turno. Ex-chefe de gabinete de FH, Graziano escreveu uma carta de desfiliação em que fazcríticas às disputas internas do partido e afirma que o PSDB não soube se diferenciar “nessa tragédia da democracia brasileira”.

Em conversa com o GLOBO, Graziano afirmou que votará contra o PT no domingo e declarou voto em Jair Bolsonaro. O ex-parlamentar diz que discorda de muitas das ideias de Bolsonaro mas que votará no capitão da reserva por considerá-lo o único capaz de vencer o PT na eleição.

— Conheci o Bolsonaro na Câmara quando fomos deputados. Ele é um cara honesto e coerente. Não concordo com várias das ideias dele, mas é inegável que ele é o único que está representando a derrubada desse sistema podre. Prefiro pagar o preço por me manifestar a ficar calado — diz.

No documento em que anuncia sua desfiliação, o ex-parlamentar não cita apoio a Bolsonaro. Na carta, publicada no site “Poder360”, o ex-tucano relembra os primeiros passos do partido quando ele e outros políticos que lutaram “contra o regime militar, defendendo as liberdades democráticas”, mas que discordavam da esquerda radical resolveram fundar o partido.

Graziano destaca o que chamou de período de ouro da sigla, entre 1994 e 2002, durante a Presidência de Fernando Henrique Cardoso e lamenta a morte de Mário Covas. Segundo ele, o ex-governador de São Paulo certamente sucederia Fernando Henrique em 2002.

Na sua carta de desfiliação, Graziano escreve que, quando de sua fundação, o PSDB acreditava que as mudanças de que o Brasil exigiam diálogo, não gritaria. Contudo, após a eleição de Lula, o PSDB teria se perdido em meio à desilusão com o sistema político causado por escândalos de corrupção como o Mensalão e a Lava-Jato.

“Nos últimos 15 anos, a luta pela hegemonia interna dominou a agenda tucana. É necessário botar o dedo na ferida: José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves, que se odeiam mutuamente, entraram numa insana e eterna disputa que, ao envolver os quadros partidários, moeu a inteligência tucana”, escreveu.

Ao GLOBO, Graziano afirmou que discordou do impeachment contra ex-presidente Dilma Rousseff e que também discordou da entrada do PSDB no governo Temer. O ex-deputado federal afirma que não se envolve com questões partidárias desde 2014 e que, de lá para cá, muitas coisas aconteceram com as quais não concordou.

– Fui vendo a podridão do sistema político acontecendo e o PSDB fazendo parte. Foi uma profunda decepção – disse.

Xico Graziano, que foi secretário de Meio Ambiente de José Serra no governo paulista e, em 2014, coordenou a estratégia digital da campanha de Aécio Neves, critico principalmente as movimentações políticas de Geraldo Alckmin durante a pré-campanha, como o acordo que fez com, segundo Graziano, “notórios bandidos da política”. Para ele, Alckmin teria ganhado tempo de televisão, mas perdido da bandeira da ética.

“Esse pragmatismo da política, necessário em certo sentido, contém um terrível germe que, se não controlado, destrói as utopias. Fazer política significa também sonhar. Infelizmente essas eleições só nos trazem pesadelos”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *