Parlamentares têm biografias alteradas em páginas da internet para esconder escândalos

Givaldo Barbosa

Votos polêmicos suprimidos, escândalos ocultados, e elogios. O GLOBO identificou ao menos 32 políticos, deputados e senadores, que tiveram suas páginas alteradas. A lista de mudanças feitas por parlamentares (27 deles candidatos nestas eleições) é extensa nas páginas do Wikipédia, enciclopédia online referência nos buscadores da internet. Entre os nomes listados, constam os dos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Hélio José (PROS-DF), além dos deputados Carlos Zarattini (PT-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Herculano Passos (MDB-SP). Todos disputam um novo mandato.

Analisando o histórico da página de Zarattini é possível verificar mais alterações nesse sentido. No dia 17 de abril, o usuário “Castro vanessa38” retirou um parágrafo sobre um escândalo em que a esposa de Zarattini, Maria Aparecida Perez, se envolveu durante a gestão de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo. Condenada por improbidade administrativa, ela firmou contrato sem licitação junto a Fundação Getúlio Vargas quando foi secretária da Educação. O usuário que fez a mudança tem nome parecido com o de uma assessora de Zarattini: Vanessa Castro.

— Se houve alteração da nossa parte, foi no início do ano. Mas a gente segue olhando as mudanças, porque qualquer pessoa pode mexer. Além disso, as páginas de parlamentares são alteradas frequentemente, para atualizar projetos aprovados por eles — justificou Vanessa Castro, que não confirmou ser a responsável pelo perfil “Castro vanessa38”.

O trecho acabou recuperado por outro usuário. No entanto, no dia 10 de agosto, um usuário de nome Wilberty extirpou do texto o segmento “Escândalos Pré 2018”, que incluía o caso da esposa do deputado. No trecho, contavam-se casos de corrupção em que Zarattini esteve envolvido, como quando sofreu denúncias por ter feito repasses ilegais para empresas de ônibus, durante sua gestão como secretário de transportes de Marta Suplicy. Na própria Wikipedia, Wilberty explicou que cortou trecho porque ele carecia de “apoio de fontes confiáveis”. Não é possível saber o IP de Wilberty, pois a Wikipedia protege informações de usuários cadastrados.

oglobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *