Nasce F. Scott Fitzgerald

Em 24 de setembro de 1896, nasce o autor de ‘O grande Gatsby’

Nasce F. Scott Fitzgerald
Fitzgerald obteve grande sucesso com os seus romances (Foto: Wikimedia)
Festas, excessos e literatura. Essas palavras são capazes de descrever o que foi a vida do escritor Francis Scott Key Fitzgerald (homônimo do autor do hino nacional dos Estados Unidos, Francis Scott Key). Ele nasceu em 24 de setembro de 1896 em St. Paul, Minnesota, e pertenceu a uma família de classe média-alta.

Desde cedo, F. Scott Fitzgerald demonstrou o seu apreço pelo teatro e pela escrita. Em 1913, foi aceito na Universidade Princeton, onde a sua paixão pelo teatro veio à tona, chegando a escrever roteiros amadores e contos. Entre as peças escritas por ele na época estão The Girl From Lazy J (1911), Coward (1913), e Assorted Spirits (1914).

Fitzgerald deixou Princeton em 1917 para entrar no exército, e em 1919 se mudou para Nova York, onde trabalhou no ramo da publicidade. Enquanto isso escreveu o seu primeiro romance de sucesso, Side Of Paradise (1920). A obra discutia a moral e os problemas enfrentados pelos jovens no século XX, e chegou a ser aclamada por outros autores como Ring Lardner e Ernest Hemingway, que, anos depois, seria um crítico ferrenho de Fitzgerald.

Em 1920, Fitzgerald se casou com a bela Zelda Sayre com quem passou a viver uma vida de intermináveis festas e glamour. Zelda gostava de flertar com outros homens, Fitzgerald era ciumento, uma mistura perigosa. O casal, acompanhado da filha, dividia o seu tempo entre os EUA e os redutos da moda na Europa. Fitzgerald se tornou famoso tanto pelo estilo de vida que levou quanto pelos romances que escreveu.

Fitzgerald obteve grande sucesso com os seus romances, entre eles A bela e amaldiçoada (1922) e O grande Gatsby (1925). Ele era um crítico assíduo da vida extravagante da era do Jazz, extensivamente descrita em sua obra. Ele também escreveu muitos contos de sucesso que o ajudaram a manter a vida extravagante que a família levava.

Por volta de 1928, Zelda decidiu se dedicar ao balé e teve um colapso nervoso por excesso de esforço físico e mental. A partir daí, passou a entrar e sair de hospitais e clínicas psiquiátricas. Em 1936 e 1937, F. Scott Fitzgerald entrou em um período de decadência. Sofrendo de alcoolismo, atolado em dívidas, sem inspiração para histórias comerciais e em crise no casamento, ele decidiu se mudar para Hollywood para trabalhar como roteirista. Acabou também escrevendo contos para a revista Esquire como freelancer e iniciando o seu último romance, The Love of the Last Tycoon, em 1939, que ficou inacabado. Em 21 de dezembro de 1940, ele morreu em decorrência de um ataque cardíaco.

Fontes:
Biography-F. Scott Fitzgerald
Uol Educação-Scott Fitzgerald

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *