Cinco filmes para entender a política brasileira

'Getúlio' (2014) é uma das opções de filmes que abordam a política brasileira

Não é só a série ‘House of cards’ que ajuda a explicar as negociações políticas no Congreso Nacional brasileiro. A crise vivida pelo país é, em parte, resultado de dramas e conflitos ocorridos há décadas e que moldaram a história nacional. O cinema brasileiro já retratou nas telas diferentes períodos e governos que fazem a ponte com esse momento em que o Brasil vive. O #focanovoto selecionou cinco filmes que pode ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre a história da nossa política.

Tony Ramos encarnou o presidente Vargas em 'Getúlio' (2014)

Getúlio (2014):

Os últimos dias da intimidade de Getúlio Vargas são contados neste filme dirigido por João Jardim. Isolado no Palácio do Catete, Vargas resiste enquanto seus opositores o acusam de ser o responsável pela tentativa de assassinato do jornalista, e futuro governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda.

'Terra em transe' (1967) é um dos clássicos de Glauber RochaTerra em transe (1967):

Um dos clássicos do Cinema Novo. O terceiro longa-metragem dirigido por Glauber Rocha se passa em um país imaginário chamado Eldorado, mas que não deixa de ter a cara do Brasil. Entre militantes, artistas e políticos populistas de esquerda e direita, o filme constrói uma provocadora alegoria política que causou polêmica no seu lançamento, em 1968.

'O ano em que meus pais saíram de férias' (2006) retrata o período da ditadura

O ano em que meus pais saíram de férias (2006):

Em plena ditadura militar, às vésperas da Copa do Mundo de 1970, os pais do pequeno Mauro, de 12 anos, são obrigados a fugir do país por serem militantes de esquerda. O jovem passa a morar com um vizinho, um senhor solitário. Dirigido por Cao Hamburguer, é um retrato sensível dos anos de chumbo pelo olhar de uma criança.

Em 'Tropa de elite 2', José Padilha se volta à políticaTropa de elite 2 (2010):

Passado treze anos depois do primeiro filme, ‘Tropa de elite 2’ dá mais atenção ao que acontece nos níveis mais altos do poder. Não é, portanto, só a Polícia Militar que está na mira do diretor José Padilha. Esquemas escusos entre milicianos, criminosos e políticos do Rio de Janeiro são partes centrais da trama.

Leandro Hassum vive o presidente da república em 'O candidato honesto 2'O candidato honesto 2 (2018):

Se a procura é por algo menos compromissado e divertido, a sequência de ‘O candidato honesto’, estrelada por Leandro Hassum, pode ser uma boa pedida. A comédia, atualmente em cartaz nos cinemas, se utiliza de sátiras e humor leve para retratar as dificuldades no exercício do mandato de um presidente da República.

Por Paulo Assad e Vitor Seta, estagiários sob supervisão de Daniel Biasetto

oglobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *