Avanço da tecnologia pode expandir mercado de trabalho

Segundo um relatório recente do Fórum Econômico Mundial, em 2025 as máquinas executarão mais tarefas do que os seres humanos, mas podem gerar outras vagas

Avanço da tecnologia pode expandir mercado de trabalho
Serão criadas 133 milhões de funções diferentes no mercado de trabalho (Foto: Hong Chang Lin/Flickr)
Existe um número que as pessoas não citam quando lamentam o uso crescente de máquinas inteligentes e a ameaça que elas representam no mercado de trabalho.

Não se trata do número de segundos que um robô demora para solucionar o quebra-cabeça do cubo de Rubik  (0,38 segundos), ou o número de horas que um robô demora para aplicar um algoritmo a fim de detectar casos de câncer, que os seres humanos fazem em duas horas.

O número omitido refere-se à quantidade de empregos que serão criados com o uso de máquinas inteligentes em determinadas atividades. A maioria dos progressos tecnológicos dispensa a ação humana. Mas nos últimos 140 anos, a história mostrou que, apesar das ameaças potenciais da automação, a tecnologia criou mais empregos do que eliminou.

Um  relatório do Fórum Econômico Mundial divulgado em 17 de setembro, mencionou que em 2025 as máquinas serão responsáveis pela execução de mais da metade de todas as tarefas realizadas no ambiente de trabalho, em comparação com a proporção atual de 29%, o que eliminará 75 milhões de empregos até 2022. Porém, no mesmo período de cinco anos, serão criadas 133 milhões de funções diferentes no mercado de trabalho, que resultarão em 58 milhões de novos empregos.

Segundo o relatório, haverá uma demanda maior por analistas de dados e desenvolvedores de software nos próximos cinco anos, enquanto os profissionais encarregados de tarefas burocráticas como controle de entrada de dados, contabilidade e preparação de folhas de pagamento serão substituídos por máquinas.

Esse progresso tecnológico requer uma recapacitação da força de trabalho. Na avaliação do relatório, 54% de profissionais de diferentes áreas terão de desenvolver novas qualificações em um cenário dominado pela internet de alta velocidade, inteligência artificial, análise de grandes quantidades de dados e computação em nuvem.

“É fundamental que as empresas assumam um papel ativo de apoio aos funcionários por meio da recapacitação e de treinamento constantes. Por outro lado, esse novo mundo competitivo exige que as pessoas tenham uma postura proativa diante das mudanças. Este é o principal desafio de nossa época”, disse Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial.

Fonte:
Quartz-By 2025, machines will do more work than humans, a new report says

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *