Arqueólogos encontram nova esfinge no Egito

Acredita-se que a estrutura tenha mais de 2 mil anos e date da Dinastia Ptolemaica, entre 300 a.C. e 30 a.C

Arqueólogos encontram nova esfinge no Egito
Com apenas 38 cm de altura, a esfinge foi descoberta na cidade de Aswan (Foto: Ministry of Antiquities/Facebook)

Arqueólogos encontraram uma nova esfinge no Egito. Acredita-se que a estrutura tenha mais de 2 mil anos e date da Dinastia Ptolemaica, entre 300 a.C. e 30 a.C. Os pesquisadores ainda estudarão melhor as estruturas para dar maiores detalhes.

Ao contrário do que normalmente ocorre, a nova esfinge foi descoberta sem querer. Isso porque a estátua de arenito foi descoberta a partir de um trabalho de drenagem para reduzir o nível de um lençol freático do templo Kom Ombo, na cidade de Aswan.

As imagens divulgadas nas redes sociais pelo Ministério de Antiguidades do Egito mostram uma esfinge clássica, com corpo de leão e cabeça de humano. As primeiras fotos mostram que a estrutura está praticamente intacta e bem preservada.

Segundo o texto do ministério, a esfinge foi encontrada próxima ao local onde dois relevos de arenito do rei Ptolomeu V foram descobertos há dois meses. Por isso, a crença de que a estátua date do mesmo período é reforçada, apesar de ainda não ser confirmada.

Ao contrário da famosa grande esfinge de Gizé, que tem 73 metros de comprimento e 20 metros de altura, a nova estátua é bem menor. A esfinge descoberta em Kom Ombo tem apenas 38 centímetros de altura.

O templo Kom Ombo é considerado incomum, mesmo para o antigo Egito. Isso porque o espaço é dedicado a duas divindades da época: o deus crocodilo Sobek e o deus falcão Haroeris. Mais de 300 múmias de crocodilo já foram descobertas perto do templo.

Mesmo milhares de anos depois, os arqueólogos ainda buscam maiores informações sobre o passado do Egito. Muitos mistérios e frequentes descobertas seguem aparecendo. Recentemente, restos humanos mumificados também foram descobertos próximos às margens do rio Nilo.

A esfinge é uma das grandes figuras mitológicas do Egito antigo. Acredita-se, a partir da mitologia, que ela narrava enigmas para os seus desafiadores. Sua aparição mais conhecida é na saga de Édipo, que está exposta em uma pintura de Jean-Auguste Dominique, chamada “Édipo e a Esfinge”, no museu do Louvre, em Paris.

Fontes:
CNN-New sphinx uncovered in Egypt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *