Em primeiro vídeo depois de cirurgia, Bolsonaro critica o PT e Lula

Candidato deixou a UTI neste domingo e foi para a unidade de terapia semi-intensiva do Albert Einstein

Jair Bolsonaro faz transmissão ao vivo no facebook – Reprodução

SÃO PAULO — Dez dias após ser atacado com um facada durante ato de campanha em Juiz de Fora, em Minas Gerais, o candidato à Presidência pelo PSL, JairBolsonaro, falou pela primeira vez em uma transmissão ao vivo pela internet neste domingo. No vídeo de 20 minutos, transmitido de dentro da unidade de terapia semi-intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Bolsonaro, visivelmente abatido, mirou suas críticas ao PT e ao ex-presidente Lula.

— O que está em jogo neste momento é o futuro de todos, até de você que apoia o PT. Você é um ser humano também. Vejo muito petista mudando de lado. Isso no Brasil é o jogo do poder, é o domínio de uma nação — disse.

Bolsonaro falou ainda que Lula, que está preso em Curitiba (PR), não tentou uma fuga porque teria um plano B.

— Se coloquem no lugar do presidiário que está lá em Curitiba, com toda a sua popularidade, toda a sua possível riqueza, com todo seu tráfego junto às ditaduras do mundo inteiro, que se auto apoiam, especialmente em Cuba, você aceitaria passivamente, bovinamente ir para a cadeia? Você não tentaria uma fuga? Se você não tentou fugir, obviamente, é porque você tem um plano B.

Bolsonaro disse ainda que deve estar com casa em uma semana e passará a fazer transmissões pela internet durante o horário eleitoral.

O candidato do PSL comentou as recentes pesquisas em que ele perderia para seus adversários em um eventual segundo turno.

— A narrativa agora é que eu perderia para qualquer um no segundo turno. Não é perder no voto, é perder na fraude. Então, essa possibilidade de fraude no segundo turno, talvez no primeiro, é concreta.

Bolsonaro falou ainda do projeto do voto impresso, apresentado por ele, e barrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele atacou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

— É lamentável porque a frase de maior força na argumentação da senhora Raquel Dodge é que a impressão do voto comprometia a segurança das eleições. Pelo amor de Deus, não temos qualquer garantia nas eleições.

O presidenciável também se dirigiu à imprensa e disse que ninguém mais do que ele tem consideração pelos jornalistas, enquanto que o PT prega o controle social da mídia.

— O PT vai buscar, sim, o controle social da mídia, e vocês vão perder a liberdade, se bem que nem todos têm hoje em dia, mas quem tem vai perder.

APOIADORES NA PORTA DO HOSPITAL

Durante a transmissão ao vivo, duas camisas amarelas foram balançadas das janelas do hospital para um grupo de apoiadores, que a partir das 15h, se reuniu dentro de um estacionamento que dá visão a um dos prédios do Einstein, onde instalaram um boneco inflável do candidato e estenderam uma bandeira do Brasil. Os manifestantes cantaram o hino nacional e fizeram uma oração do Pai Nosso.

Embora os militantes acenassem para a janela e houvesse pedidos para que eles posassem simulando o porte de armas com as mãos para que uma foto fosse feita do alto do prédio, não houve confirmação que Bolsonaro pôde vê-los. A equipe de segurança da campanha e do hospital afirmou que não pode dar a localização do candidato por questão de segurança.

— Evitamos mostrar o andar que estamos, mas estamos de olhos, vimos vocês fazendo o sinal da arminha — disse o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidenciável.

Bolsonaro, que neste domingo deixou a UTI, avisou por meio de suas redes sociais cerca de uma hora antes do início da transmissão, que recebera a autorização da equipe médica para fazer o vídeo. Mais cedo, ele já havia gravado imagens caminhando, com ajuda de um andador e enfermeiros, dentro do hospital.

O boletim médico divulgado neste domingo informou que Bolsonaro “prossegue com boa evolução clínica, sem febre e exames laboratoriais estáveis, recebendo nutrição por via parenteral (endovenosa) exclusiva, medidas de prevenção de trombose venosa, fisioterapia respiratória e motora.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *