É fundado o Greenpeace

No dia 15 de setembro de 1971, foi fundado o Greenpeace, ONG que luta contra a devastação do meio ambiente em todo o planeta

É fundado o Greenpeace
Um dos navios utilizados pelo Greenpeace durante suas ações de combate à devastação (Foto: Wikimedia)

O Greenpeace é uma organização que luta contra a devastação do meio ambiente no planeta. A ONG trabalha apenas com doações de pessoas físicas, há 44 anos. Sua fundação ocorreu no dia 15 de setembro de 1971.

Na época em que o Greenpeace foi fundado, o mundo enfrentava um período de incerteza, em meio a uma corrida nuclear, a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã. Em princípio, um grupo de ativistas se uniu para impedir que os Estados Unidos continuassem os testes nucleares nas ilhas Aleutas, no Alasca. Dorothy e Irving Stowe, Maria e Jim Bohlen, Bob Hunter, Ben e Dorothy Metcalfe criaram o “Comitê Não Faça Onda”. Para arrecadar fundos, o grupo passou a vender broches com as palavras “Green” (Verde) e “Peace” (Paz), como não cabiam separadas em um mesmo item, foram aglutinadas, criando o “Greenpeace”.

A ONG estudou as formas como eram feitos os protestos e criou um novo modelo de ações na luta pelo meio ambiente, que foi copiado por organizações semelhantes: a ação direta. No dia 15 de setembro de 1971, os membros da organização alugaram um barco chamado Phyllis Cormack e partiram do porto de Vancouver, Canadá, em direção à ilha Amchitka, uma das Aleutas, onde ocorreria um teste nuclear dos Estados Unidos.

Os ativistas foram impedidos pela Guarda Costeira americana de chegar até a ilha, mas a notícia se propagou por todo os EUA e atingiu seu objetivo: os testes foram adiados por um mês e foram os últimos realizados. Hoje, o Greenpeace é a maior organização ambiental do planeta, tem representação em 40 países e luta contra o aquecimento global e outras causas relacionadas à preservação do meio ambiente.

Fonte:
Greenpeace-O surgimento do Greenpeace

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *