Torres gêmeas do World Trade Center sofrem ataque terrorista

Em 11 de setembro de 2001, torres do World Trade Center sofrem ataque terrorista

Torres gêmeas do World Trade Center sofrem ataque terrorista
O ataque terrorista matou quase três mil pessoas e mudou os EUA e o mundo (Foto: Wikimedia)

Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 é um dos eventos históricos que mudaram o mundo. Nesse dia, o terrorista Osama Bin Laden – um dos líderes da Al Qaeda – ordenou o ataque a maior potência mundial.

Na manhã do fatídico dia, dois aviões foram sequestrados já no espaço aéreo americano, mudaram suas rotas e se chocaram com as torres gêmeas do Wold Trade Center, na cidade de Nova York. O primeiro avião – com 65 passageiros, nove tripulantes e os sequestradores – atingiu a torre norte do complexo comercial, pouco antes das 9 da manhã.

Naquela ocasião, o então presidente americano George W. Bush foi informado que um avião comercial tinha atingido o prédio e, portanto, se tratava de um acidente aéreo e não de um ataque. Contudo, depois que o segundo avião – com 92 pessoas a bordo – atingiu a torre sul ficou claro que os EUA estavam sob ataque terrorista.

Minutos depois do segundo ataque, a FAA (Administração Federal da Aeronáutica) cancelou todos os voos para Nova York ou que passassem perto da cidade.

Com o choque dos aviões, a torre norte desabou quase uma hora depois do impacto. A torre sul desmoronou uma hora e 42 minutos depois do impacto. Pessoas desesperadas, sem ter como fugir e escapar do incêndio, se jogaram do alto da torre. Essa cena trágica foi transmitida para todo mundo.

Um terceiro avião também foi sequestrado e atingiu a fachada oeste Pentágono (onde funciona o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o comando das Forças Armadas), matando os 64 passageiros do voo e 125 funcionários do Pentágono.

O quarto avião que, de acordo com as investigações, iria ser jogado contra a Casa Branca e o Capitólio (sede do Legislativo americano) caiu em uma área inabitada da Pensilvânia.

Os ataques terroristas mataram quase três mil pessoas – dentre passageiros, tripulantes dos aviões, bombeiros, policiais e pessoas nas torres gêmeas. Depois da ação, o governo americano já suspeitava de Osama Bin Laden, que assumiu a autoria dos ataques logo depois. Com isso, os EUA invadiram o Afeganistão, começando a busca pelo terrorista mais procurado do mundo na época, que foi morto em 2011.

Fonte:
BrasilEscola-Terrorismo nos EUA: 11 de setembro de 2001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *