Eugênia Lima apresenta suas propostas para o Senado

Blog da Folha

A falta de representatividade de gênero no Senado Federal foi um dos assuntos abordados pela candidata do PSol ao Senado, Eugênia Lima, em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha (FM 96,7), hoje. Ela fez uma avaliação do atual quadro da política nacional, ainda dominado por homens, e apresentou sugestões para ajudar as mulheres a ocuparem mais espaços de poder.

“O Senado tem quase 200 anos e nunca elegemos uma mulher em Pernambuco. Para se ter uma ideia, só em 2016, ou seja, há dois anos, foi construído um banheiro feminino no Senado. Predominantemente são homens brancos de classes privilegiadas que estão a ocupar esses espaços de poder”, comentou.

Segundo Eugênia, a política não é um retrato fiel da realidade brasileira. “Temos 53% da população formada por mulheres e ocupamos apenas de 10 a 14% dos espaços. Temos um sistema político que não favorece a chegada das mulheres. É necessária uma reforma política”, propôs.

Ela adiantou que se for eleita, terá um mandato ocupado com 70% de mulheres, com atenção especial ao recorte de raça. Ela defende políticas públicas para que cada vez mais mulheres ocupem posições de destaque na sociedade, “estimulando campanhas de fortalecimento da participação das mulheres nos espaços políticos”, sugeriu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *