Cultura pernambucana em abandono

Resultado de imagem para Cultura pernambucana em abandono

Por Rogério Mota*

A lamentável tragédia que destruiu totalmente a maior referência da história cultural e científica do Brasil, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, me fez pensar na atual situação que se encontra o Estado de Pernambuco.

Infelizmente, nosso Estado vive um total abandono cultural e até mesmo científico por falta de uma iniciativa mínima dos seus órgãos culturais que não se preocupam em agir positivamente a favor da preservação de nossa cultura.

Alguns políticos estão se aproveitando dessa perda cultural irreparável, criando plataformas eleitorais em benefícios próprios. Temos como exemplo, a presidente nacional do PCdoB em declaração à imprensa criticando o atual e insignificante mandatário do nosso Brasil.

Todos pernambucanos sabem que, desde o início do atual governo, é o PCdoB que manda na cultura de Pernambuco.

Elaborei dois projetos dos quais, como cidadão, batalhei e tenho uma vontade enorme de realizá-los. Vou descrevê-los, pois, são projetos que criei há cinco anos e teve o conhecimento dos órgãos culturais e até mesmo nacional, como o IPHAN.

Primeiro, o Cine Teatro Guarany que fica na cidade de Triunfo. Esse prédio está necessitando urgentemente de reparos nos camarins, no seu palco e em toda sua estrutura, inclusive, precisando climatizar a sala do seu projetor, um dos melhores da América Latina. Além desses itens, é necessário trocar as cadeiras, pois são terrivelmente desconfortáveis, além de uma nova pintura, porque a atual aconteceu em 2011.

Tenho em mãos projetos de iluminações externas de primeiro mundo e das pinturas tanto externas como internas.

O segundo projeto trata-se de uma casa que, devido a um forte temporal, chegou a desabar toda sua frente, casa esta, bem no centro da cidade de Vicência construída em 1875 com a sua fachada em azulejos portugueses que detém uma preciosidade cultural. Sugeri recuperar a casa e transformar num Museu para a cidade de Vicência.

Levei até lá, o superintendente do IPHAN e os órgãos culturais do Estado de Pernambuco.

Até hoje, nada foi feito e nenhum “político” tem demonstrado interesse em fazer acontecer e assim, manter a cultura pernambucana para as futuras gerações.

É mais uma tragédia anunciada!

*Jornalista e marqueteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *