Curiosidade: saiba os assuntos mais comentados no Facebook sobre eleições

Facebook

Facebook                                                                                Foto: Loic Venance / AFP

As pessoas estão no Facebook para falar sobre assuntos que são importantes para elas, e isso inclui as eleições. Para acompanhar como as pessoas que moram em Pernambuco estão interagindo na plataforma sobre os assuntos relacionados ao pleito, o Facebook fez um levantamento que mostra que:

BRASIL – 41 milhões de pessoas comentaram sobre temas relacionados às eleições brasileiras de 2018 no Facebook, com um total de 368 milhões de interações (posts, reações, comentários e compartilhamentos) de 16 de agosto, data de início do período eleitoral, até 29 de agosto.

Em Pernambuco, mais de 1,6 milhão de pessoas comentaram sobre temas relacionados às eleições de 2018 no Facebook , com um total de 15 milhões de interações de 16 de agosto a 29 de agosto.

Os assuntos mais debatidos em PE no período foram economia, corrupção e segurança, conforme o ranking dos 10 temas abaixo:

Economia: 1,4 milhão de interações
Corrupção: 1,1 milhão
Segurança: 1,1 milhão
Educação: 900 mil
Desemprego: 700 mil
Temas de Gênero: 700 mil
Judiciário: 600 mil
Religião: 600 mil
Direitos Humanos: 600 mil
Reforma Trabalhista: 500 mil

Em Pernambuco:
Há diferenças relevantes nos temas que mais geram discussão por cada gênero. Os três temas proporcionalmente mais comentados por homens são:
Reforma Política: 64,2% de homens
Indústria: 56,3% de homens
Impostos: 55,5% de homens

Já os três temas mais proporcionalmente comentados pelas mulheres são:
Religião: 59,1% de mulheres
Temas de Gênero: 59,0% de mulheres
Saúde: 58,5% de mulheres

Também há diferenças etárias no interesse por cada um dos assuntos. Entre os mais jovens (18 a 34 anos) em Pernambuco, se destacam os seguintes temas: Temas de Gênero, Porte de Armas e Jovens. Já na faixa de 35 a 54 anos, os temas que proporcionalmente mais geram discussão são Judiciário, Reforma Política e Previdência. E, entre os que têm mais de 55 anos, os principais temas são Previdência, Reforma Política e Indústria.

Metodologia: os dados foram levantados por uma equipe de analistas do Facebook, para medir o volume de conversa sobre os principais temas na plataforma. Eles não medem sentimento ou opiniões – ou seja, apenas conta-se a quantidade de vezes que cada um dos assuntos foi mencionado na plataforma. As interações mostradas na tela podem ser positivas, neutras ou negativas. Para garantir a privacidade dos usuários, todos os dados são anonimizados e agregados – assim, é impossível identificar o autor de cada menção ou interação.

(Fonte: Facebook)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *