Dom Pedro I criou as primeiras universidades no Brasil

Em 11 de agosto de 1827, o imperador Dom Pedro I criou as primeiras universidades no Brasil, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros

Dom Pedro I criou as primeiras universidades no Brasil
Antes disso, não existiam faculdades no Brasil. Para fazer um curso superior, o aluno tinha que ter posses e viajar até a Europa (Reprodução/Internet)

No dia 11 de agosto do ano de 1827, o imperador Dom Pedro I assinou um decreto imperial, que criava dois cursos de direito no Brasil. Um em Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP). As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros.

A faculdade de Olinda foi instalada no Mosteiro de São Bento, e depois transferida para o palácio dos Governadores. A faculdade de direito de São Paulo nasceu no Convento de São Francisco, um edifício de taipa construído no século 17. As duas foram inauguradas com honras, presenças ilustres e tiros de artilharia.

Antes disso, não existiam faculdades no Brasil. Para fazer um curso superior, o aluno tinha que ter posses e viajar até a Europa. Estudava em Portugal, ou então na França, e voltava para o Brasil depois de formado.

No dia 11 de agosto de 1927, cem anos depois da criação dos cursos jurídicos no Brasil, a data passou a homenagear todos os estudantes.

Fontes:
UOL-Datas comemorativas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *