Haddad vai a Lula para discutir material de campanha

Blog da Andréia Sadi

Ausente do primeiro debate na TV, ontem, na Bandeirantes, o PT quer definir qual será a tática a partir de agora para que Fernando Haddad seja apresentado como candidato da sigla à Presidência da República, enquanto um grupo do partido defende adiar a exposição do ex-prefeito para não afastar a ideia da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para discutir o assunto, Haddad vai se reunir com o ex-presidente, que está preso em Curitiba. A conversa está prevista para hoje.

Segundo o blog apurou, o grupo de Haddad defende que o ex-prefeito seja incluído já no material de campanha eleitoral do PT, junto com Manuela D’ Ávila, do PcdoB, na vice. Ocorre que uma ala do PT quer adiar a estratégia afirmando que isso enterraria as expectativas de setores do partido de que Lula ainda poderia ser candidato.

No entanto, a cúpula do PT, nos bastidores, já trabalha com Lula fora da eleição, por ele ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

No início desta semana, Haddad afirmou que fará campanha em nome de Lula e que vai seguir o cronograma de viagens da candidatura petista pelo país ao lado de Manuela.

Haddad ouviu nesta quinta de Vagner Freitas, presidente da CUT, que Lula orientou o ex-prefeito colocar “o bloco na rua”, em debates e viagens. Mas, o ex-prefeito quer saber o que fazer em relação ao material de campanha, inclusive porque o grupo de Haddad avalia que há uma questão jurídica envolvendo a divulgação em material de campanha de candidatos em cargos diferentes dos quais eles vão concorrer, de fato, na eleição.

Por isso, a reunião desta sexta, que também vai discutir detalhes do registro do ex-presidente Lula ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previsto para o dia 15.

O PT já trabalha também com o cenário de que seja “muito provável” que o tribunal conclua o trâmite do julgamento da inelegibilidade de Lula até dia 30 de agosto – o que antecipará a troca de Lula por Haddad oficialmente como candidato à presidência da República pelo PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *