Medalha de matemático iraniano é furtada no Rio minutos após premiação

Cauchar Birkar teve o prêmio furtado junto a outros pertences apenas meia hora depois de recebê-lo em uma cerimônia no Riocentro

Caucher Birkar durante cerimônia da Medalha Fields de Matemática no Rio de Janeiro (TV Globo/Reprodução)

O iraniano Cauchar Birkar conquistou a Medalha Fields de Matemática nesta quarta-feira (1º/8). Considerado o Nobel da Matemática, o prêmio foi entregue pela primeira vez no Brasil, em uma cerimônia realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro. Porém, apenas meia hora depois de ser laureado, Birkar teve sua pasta — onde estava a medalha — furtada.
Em nota, o comitê organizador do evento, lamentou o ocorrido e disse estar analisando as imagens gravadas por câmeras de segurança para tentar localizar e deter o suspeito de cometer o crime.
Segundo o portal G1, além da medalha, o celular do matématico também foi furtado. As equipes de segurança do centro de convenção encontraram sua pasta com o celular jogados debaixo de uma arquibancada, mas sem a medalha e a carteira.
Prêmio é considerado o Nobel da Matemática(foto: Reprodução/International Mathematical Union)
Prêmio é considerado o Nobel da Matemática(foto: Reprodução/International Mathematical Union)

De acordo com a International Mathematical Union — que concede a premiação —, a medalha tem 63,5 mm de diâmetro e é toda feita de ouro 14 quilates. Seu valor é estimado em 5.500 dólares canadenses (equivalente a quase R$ 16 mil).

Birkar, de 40 anos, trabalha atualmente como professor da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ele recebeu a cidadania britânica após ser reconhecido como refugiado curdo.

Confira a nota do comitê organizador na íntegra:

“O comitê organizador do Congresso Internacional de Matemática (ICM2018) lamenta profundamente o desaparecimento da pasta do matemático Cauchar Birkar, que continha a Medalha Fields, recebida na cerimônia desta manhã.
 
Imagens gravadas no evento estão sendo analisadas. O comitê organizador está cooperando com as autoridades policiais locais em suas investigações”. 
Com informações da Agência France-Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *