Entrevista faz Ciro superar Lula e Bolsonaro em menções na rede

A participação de Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência pelo PDT, na GloboNews na noite de quarta-feira (01), mobilizou 37.266 menções no Twitter entre as 22h de quarta e a 01h desta quinta-feira (02). O volume supera em 20% a soma das postagens relacionadas ao pedetista nos três dias anteriores (29 a 31 de julho). Comparando-se ao debate sobre outros presidenciáveis, Ciro Gomes atingiu o maior número de publicações no período analisado, tendo 175% de menções a mais que Lula e 56% com relação aos tuítes sobre Bolsonaro.

Volume de menções minuto a minuto

Volume de mençõesCrédito: FGV DAPP

O debate econômico foi o principal tema das publicações e dominou a discussão sobre o candidato no Twitter. Os principais tópicos abordaram críticas à gestão do petróleo pelo Estado, especialmente por perfis conservadores. Observou-se também apoio às falas do pré-candidato sobre lucros e dividendos e às críticas aos banqueiros. O terceiro tópico traz o apoio dos usuários à proposta de reformulação da Reforma Trabalhista, como a polêmica em torno do trabalho de gestantes em ambiente insalubre. Repercutem também publicações irônicas e críticas de populismo sobre a fala do candidato de que iria excluir os cadastros de pessoas negativadas no SPC/ Serasa.

As menções a Lula compõem o segundo tema mais discutido — diante, principalmente, dos questionamentos feitos, ao longo da sabatina, sobre seu posicionamento acerca da prisão do ex-presidente. Por um lado, houve posts que ironizam ou criticam o que consideram “indecisão” de Ciro sobre o assunto. Por outro, alguns perfis apoiam a fala do candidato de que a Lula teria sido preso injustamente.

As discussões associadas a Jair Bolsonaro geraram comparações positivas para Ciro, elogiado por debater propostas e, novamente, por criticar banqueiros. Alguns perfis, no entanto, criticaram a fala de Ciro sobre abrir o debate em nome da governabilidade. Já a pauta de segurança pública foi majoritariamente motivada pela fala do presidenciável sobre suposto acordo entre o governo de SP com a facção criminosa PCC – o que também contribuiu para elevar as referências a Geraldo Alckmin.

Temas mais mencionados


Temas mais mencionadosCrédito: FGV DAPP

Os comentários sobre o desempenho de Ciro Gomes na sabatina centraram-se em dois principais temas. Em sua maioria, os comentários referiram-se à postura do pré-candidato, considerado firme e focado na discussão de ideias. Alguns comentaram que Ciro é candidato mais preparado e disposto a discutir propostas.

Houve, ainda, menções ao temperamento do candidato. Tais publicações enfatizaram, entretanto, a condução da entrevista. Ciro é apontado como excessivamente sincero, o que para esses usuários seria uma qualidade, embora mal interpretada.

Menções ao desempenhoCrédito: FGV DAPP

 

fonte:Por: FGV DAPP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *