“Contos de Julho”: os passeios românticos de Guillaume Brac

O diretor assina com os alunos do Conservatório de Arte Dramática em Paris, um díptico no verão e seus amores de passagem.

Lucie Grunstein (esquerda) e Milena Csergo no filme "Contos de Julho" de Guillaume Brac.
Três semanas após o documentário Treasure Island , Guillaume Brac, um jovem cineasta francês sensibilidade agridoce, fora Tales de julho , seu lado ficcional, formando, na sequência de um verão díptico informal e amores fugazes. Sob este título, dois filmes de tamanho médio –  Os Amigos do Domingo e Hanne e o Dia Nacional – são filmados como parte de um workshop com os alunos do Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática (CNSAD) e em condições de luz.

Por Mathieu Macheret – Le Monde – Paris

Ambos aparecem como brincadeiras de verão ou passeios sentimentais, a fachada da simplicidade e da linha de nitidez fortemente que pensar cinema de Eric Rohmer – Rendez-vous em Paris (1995), por sua pontuação em esboços, ou O amigo do meu amigo (1987), por seu ambiente suburbano (a nova cidade de Cergy-Pontoise).

Na primeira sátira, dois colegas de uma loja de roupas aproveitam um dia livre para fazer uma viagem ao centro de lazer de Cergy, um pouco de natureza e nadar nas portas de Ile-de-France. França (também era o cenário da Ilha do Tesouro ). No local, um oficial de prevenção juventude, vestindo uma camisa laranja, mostra empreendedora com um deles, de modo que o outro acaba tomando ressentimento. Os dois amigos se separam e cada um vive um momento de singular aventura, antes de voltar a Paris juntos, depois de escurecer.

Na segunda, Hanne, uma estudante estrangeira, vive seu último dia em Paris, a de 14 de julho, antes de se juntar ao namorado na Noruega. Mas as circunstâncias festivas e os repetidos avanços dos garotos (seu colega de quarto italiano, um godelureau encontrado na rua) parecem se unir a ela como subornadores .

A frescura dos atores

O sucesso desses contos, tão diretos e lacônicos quanto um cartão postal, é, antes de tudo, o frescor dos atores, os estudantes do conservatório que fazem sua estréia diante da câmera de Guillaume Brac. Sentimo-nos, através dos dois filmes, a mesma curiosidade sobre esses rostos desconhecidos, estes novos corpos, sua entonação incomum e sotaques diferentes (especialmente Hanne e Dia Nacional , localizado na Cidade Universitária de Paris) como para incutir em ar fresco no coração da ficção. Cada um deles torna seu caráter ainda mais crível e imediato, como tantas aparições sucessivas. O mais surpreendente é devido a um personagem bombeiro (Sipan Mouradian), que executa uma dança incomum no meio do jantar e leva o segundo esquete em encostas sonhadoras.

É SOBRE A DISTÂNCIA IMPERCEPTÍVEL QUE SEPARA O AMOR DA AMIZADE, A CAMARADAGEM DA SEDUÇÃO

Com clareza e modéstia, Brac ficção escova macia e volátil, em algum lugar entre o desenho eo estudo de um olho seguro e humanista – o que muitas vezes leva a enquadrar seus personagens andam sem muita “corte” .

Suas narrativas aparentemente fúteis tomam, discretamente, a vez dos apologistas, onde a questão é sobre a distância imperceptível que separa o amor da amizade, a camaradagem da sedução. Distância cujos personagens terão que sofrer com a transgressão e que também permite mentir para si mesmo (onde se encontra novamente o motivo Rohmérien dos Contos Morais ). A leveza viaja cada vez para uma nota mais séria: uma imagem dos subúrbios de Paris adormecidos durante a noite ou o anúncio no rádio dos ataques em Nice (as histórias acontecem em 2016). Porque o verão é feito de tal maneira que as férias despreocupadas devem sempre dar lugar a uma sensação de aniquilação.

FA TALES DE JULHO de Les Films Du Losange no Vimeo .

Filme francês de Guillaume Brac. Com Milena Csergo, Lucie Grunstein, Hanne Haga Mathisen, Andrea Romano, Sipan Mouradian (1:10). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *