Nasceu Marcel Proust

No dia 10 de julho de 1871, nasce o escritor francês Marcel Proust

Nasceu Marcel Proust
Escritor francês Marcel Proust nasceu em Auteuil, subúrbio de Paris (Reprodução/Internet)

O escritor francês Marcel Proust nasceu em Auteuil, subúrbio de Paris, no dia 10 de julho de 1871. Asmático, passou a infância no Champs-Élysées, em Paris, buscando suavizar os efeitos da doença com o ar saudável do lugar.

Em 1892 fundou com alguns amigos a revista Le Banquet, onde publicou suas primeiras obras, em maioria, poemas e contos. Formou-se em Direito em 1893 e em Literatura em 1895 pela Faculdade da Sorbonne. Aos 25 anos lançou seu primeiro romance: Os prazeres e os Dias, baseado nos costumes da aristocracia parisiense.

Com a morte de seu pai, em 1903, e de sua mãe, em 1905, Proust isolou-se em seu apartamento na capital francesa e dedicou seu tempo à criação de Em busca do tempo perdido, sua obra mais conhecida, considerada por muitos o principal romance do século XX. Com um estilo inovador, o escritor usou em seu texto conceitos psicanalíticos, que ainda estavam sendo difundidos. Um exemplo é o episódio do cheiro da “madeleine”, um tipo de biscoito, embebida no chá, que faz com que o autor rememore involuntariamente a sua infância e, a partir disso, desenvolva a história.

Em busca do tempo perdido foi publicado entre os anos de 1913 e 1927 em oito volumes — No Caminho de Swann, À Sombra das Raparigas em Flor, O Caminho de Guermantes (1 e 2), Sodoma e Gomorra, A Prisioneira, A Fugitiva e O Tempo Redescoberto. Proust morreu em 18 de novembro de 1922.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *