Conheça as principais escritoras participantes da Flip 2018

Assim como em 2017, evento literário deste ano reúne mais mulheres do que homens na programação. Veja quem são as autoras!

Pelo segundo ano seguido, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2018) será das mulheres. Programação do evento, que homenageia a poeta Hilda Hilst e será realizado entre os dias 25 e 29 de julho, reúne 17 escritoras e 16 homens. Por isso, preparamos uma seleção para você conhecer as principais autoras participantes do festival. Lista inclui brasileiras, como Djamila Ribeiro e Laura Erber, e estrangeiras, como Isabela Figueiredo e Liudimila Petruchévskaia. Ficou curioso? Veja a lista completa!


Djamila Ribeiro

Autora de Quem tem medo do feminismo negro?, lançado neste ano, Djamila Ribeiro nasceu no dia 1 de agosto de 1980, em Santos, litoral paulista. Formada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo, concluiu o mestrado em Filosofia Política na mesma instituição em 2015, onde continua atuando como pesquisadora. Os trabalhos da autora giram em torno de temas como feminismo, raça e gênero. Em 2017, ela lançou o livro O que é lugar de fala?.

Quem tem medo do feminismo negro, Djamila Ribeiro


Isabela Figueiredo

Jornalista, escritora e professora, Isabela Figueiredo nasceu em Maputo, capital de Moçambique, em 1963. Naquela época, a cidade ainda se chamava Lourenço Marques. No entanto, ela se mudou para Portugal 12 anos depois. Em 1983, ela publicou seus primeiros textos, no caderno DN Jovem do jornal Diário de Notícias.  Seu primeiro livro, Conto É Como Quem Diz, de 1988, recebeu o Prêmio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias no mesmo ano. Lançou mais dois livros, Caderno de Memórias Coloniais, em 2009, e o romance A Gorda, de 2016.

A gorda, Isabela Figueiredo


Laura Erber

Nascida no Rio de Janeiro, em 1979, Laura Erber se formou em Letras e fez doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). Além de escritora, ela é professora e artista visual. Publicou seu primeiro livro, em 2002, sob o título Insones. Já a obra Os corpos e os dias foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia, em 2008. Como artista visual, Laura exibiu suas obras em diferentes museus do mundo. Seu livro mais recente é A retornada, de 2017.

Laura Erber, A retornada


Liudmila Petruchévskaia

Um dos principais nomes da literatura contemporânea russa, Liudmila Petruchévskaia nasceu em 26 de maio de 1938, na União Soviética. Escritora, romancista e dramaturga, começou sua carreira escrevendo peças de teatro, que em seguida viriam a ser censuradas pelo governo soviético. Ela estudou Jornalismo na Universidade Estatal de Moscou e publicou seu primeiro livro, Immortal Love, em 1987. No entanto, os trabalhos da autora foram censurados até o fim dos anos noventa. Em 2018, veio ao Brasil para lançar a versão em português de Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha, original de 2009.

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha, Liudmila Petruchévskaia


Maria Teresa Horta

Maria Teresa Horta nasceu em Lisboa, Portugal, em 20 de maio de 1937. A escritora cresceu em uma família tradicional e se formou em Letras pela Universidade de Lisboa. Ela lançou o livro de poemas Espelho inicial, seu primeiro trabalho, em 1960. Fez parte do grupo Poesia 61, originado a partir de uma revista de mesmo nome. Na sua lista de obras há ainda o livro Poemas do Brasil.Poemas do Brasil, de Maria Teresa Horta


Jocy de Oliveira

Compositora, escritora e pianista, Jocy de Oliveira estudou piano com José Kliass, em São Paulo, e Marguerite Long, em Paris. Ela nasceu em Curitiba, em 11 de abril de 1936. É sucessora do maestro Eleazar de Carvalho, com quem foi casada, na cadeira nº 32, na Academia Brasileira de Música. Uma de suas obras, Diálogo com cartas reúne 112 cartas recebidas ao longo de 40 anos pela compositora.

Jocy de Oliveira, Diálogo com cartas

Selva Almada

A argentina Selva Almada nasceu na província Entre Ríos, em 5 de abril de 1973, e é considerada uma das grandes revelações da literatura latino-americana. Formada em Comunicação Social e Literatura, seus primeiros textos foram publicados na revista Análisis. Ela dirigiu um projeto literário chamado CAelum Blue e lançou o primeiro livro, Mal de Muñecas, em 2003. No Brasil, a jornalista já publicou os livros O vento que arrasa, em 2012, e Garotas mortas, em 2018.

Garotas mortas, Selva Almada


Leila Slimani

Leila Slimani é uma das principais autoras contemporâneas. Ela nasceu em Rabat, no Marrocos, no dia 3 de outubro de 1981. Além de escritora, ela é jornalista e participa pela primeira vez da Flip neste ano. Em 2016, Leila conquistou o Prêmio Goncourt pelo romance Chanson douce, publicado no Brasil com o título Canção de Ninar.

Canção de ninar, Leila Slimani


Eliane Robert Moraes

Professora de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP), Eliane Robert Moraes nasceu em São Paulo, em 1951. Ensaísta, ela cruza literatura e filosofia em suas obras. Como professora visitante, Eliane passou por universidades da França, Estados Unidos e Portugal. Além de escritora, é especialista em Marquês de Sade e literatura libertina do século XVIII, Georges Bataille e surrealismo francês. Entre seus livros estão Perversos, amantes e outros trágicos (2013) e Antologia da poesia erótica brasileira (2015).

Perversos, amantes e outros trágicos, Eliane Robert Moraes


Estante Virtual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *