‘É esse Brasil evangélico que vai dar jeito nessa pátria’, diz Crivella em agenda secreta no Palácio da cidade

Prefeito do Rio recebeu 250 pastores e líderes de igrejas na presença de pré-candidato a deputado federal pelo PRB

Resultado de imagem para '� esse Brasil evangélico que vai dar jeito nessa pátria', diz Crivella em agenda secreta no Palácio da cidade

POR BRUNO ABBUD E BERENICE SEARA

No fim da tarde de quarta-feira, o prefeito Marcello Crivella (PRB-RJ) recebeu cerca de 250 pastores e líderes de várias igrejas evangélicas no Palácio da Cidade, em Botafogo. Os convidados foram acomodados no salão do segundo andar do prédio construído em estilo georgiano, uma das sedes da administração municipal, onde garçons serviam croissants de geleia, sanduíches de queijo com damasco e bebidas em taças. No evento, Crivella discursou por cerca de uma hora na presença do pré-candidato a deputado federal pelo PRB, Rubens Teixeira.

Antes do início do discurso de Crivella, uma assessora pediu para que ninguém tirasse ‘selfies’ nem fotografasse o evento. Intitulado “Café da Comunhão”, o encontro foi combinado por WhatsApp, em mensagem à qual O GLOBO teve acesso. Os organizadores pediram aos presentes que levassem “reivindicações por escrito, relações de suas igrejas e número de membros”.

— O pastor Rubens Teixeira, da Assembleia de Deus Campo de Madureira, foi diretor da Transpetro por sete anos. Ali era o epicentro da crise, era a Petrobras, diretores ali juntaram 100 milhões, 120 milhões (de reais). O presidente era o Sérgio Machado, delatou todo mundo, foi ao Sarney, que na época estava no hospital, e gravou a conversa com Sarney, com Renan, fez uma confusão danada, para livrar ele e o filho dele. Quando perguntaram sobre o diretor de administração e finanças da Transpetro, ele disse: ‘desse aí não tenho nada a falar’. Ele (Rubens Teixeira) passou pelo fogo e nem um fio de cabelo queimou —disse o prefeito.

Durante o evento, Crivella também ressaltou a importância de “vigiar” para que políticos corruptos não voltem ao poder. Também avisou que é preciso “votar em homens e mulheres de Deus”.

— Os meus irmãos precisam estar de olhos abertos, precisam saber que a política é o altar de sacrifício para nós. Nós temos que orar para Deus levantar homens e mulheres de fé, que sejam muito melhores do que nós somos, que possam crescer, que possam governar esse país com justiça e sobretudo não deixando o pobre ser explorado — disse o prefeito.

— Vamos aproveitar esse tempo e acima de tudo vamos vigiar para a corrupção não voltar. Os políticos estão falando assim: ‘a onda vai passar, calma que daqui a pouco a gente volta, a gente faz tudo de novo do jeito que a gente quer’. E nós temos que vigiar. Nós precisamos votar em homens e mulheres de Deus, ainda que não seja um grande conhecedor da política é menos um corrupto. É menos um ladrão. Faço esse apelo a meus irmãos porque os políticos de ontem, envolvidos nos piores escândalos, vão trocar de camisa, vai vir em outro partido, vai contar outra história. Eles trocam de partido e de camisa mas não trocam de coração. O negócio é vigiar, meus irmãos. Eu peço a vocês com todo coração. Só Jesus para nos ajudar. É vigiar para não piorar.

Crivella traçou diferenças entre os evangélicos e os demais cidadãos, associando os seguidores da igreja à política:

— É diferente nosso espírito, é diferente a nossa maneira de pensar, e o Brasil precisa conhecer isso. Não importa se vai ser um trauma no princípio, se as pessoas vão reclamar, criticar. Nós temos que mudar esse país. É um sacrifício grande a gente estar na política, mas não podemos fugir, porque só o povo evangélico pode mudar esse país. Entre nós não há corrupção. A gente recebe o dinheiro do povo e a gente faz a casa de Deus. Os políticos sabem que só nós podemos dar jeito nesse país — disse, acrescentando:

Crivella recebeu 250 pastores e líderes de igrejas no Palácio da Cidade – Bruno Abbud

— O que nós precisamos é de ter uma política que faça com que esse país encontre o caminho do seu progresso e se liberte da corrupção. Nós somos a esperança. Nós pegamos a oferta do povo, levamos pro escritório, contamos tudo e a gente constrói igrejas. É esse Brasil evangélico que vai dar jeito nessa pátria.

EDUARDO PAES, O NABUCODONOSOR

Crivella abriu o evento tecendo comentários sobre o ex-governador Sérgio Cabral, o governador Luiz Fernando Pezão e o ex-prefeito Eduardo Paes, pré-candidato do DEM ao governo do Estado. Ele comparou Paes ao rei da Babilônia, Nabucodonosor, que na Bíblia é descrito como um líder arrogante que acabou louco.

— O governador do Estado tinha um projeto de ficar rico, muito rico, juntar muito dinheiro. O que aconteceu é que os comandantes da PM, policiais civis, diretores de hospitais, diretor de escola, vendo aquela roubalheira, disseram: ‘também quero, tá todo mundo ganhando dinheiro, governador riquíssimo, então quando eu comprar remédio ou merenda escolar vou querer uma propina’. Fica incontrolável. Na capital, não houve isso. O Eduardo não roubou. O Eduardo não tinha interesse de ficar rico até porque o Eduardo já era um menino rico. O Eduardo é rico de berço, o pai dele tem muito dinheiro, o irmão é dono de banco, então ele não tinha… Mas ao mesmo tempo que lá (governo estadual) existia um projeto de enriquecimento pessoal, no município havia um projeto megalomaníaco de poder, de ascender, que é legítimo, mas não da maneira que foi feito, usando dinheiro do povo para elevar o seu nome, uma coisa de babilônia, de Nabucodonosor, de criar uma estátua de si mesmo.

Ao mencionar que a reforma no Porto Maravilha custou R$ 7 bilhões, o prefeito também aproveitou para criticar a construção do Museu do Amanhã:

— Tinha 400 milhões (de reais) reservados para urbanizar a primeira favela do Brasil, que é o Morro da Providência, e uma área degradada do centro da cidade. O dinheiro destinado para isso foi tirado para fazer o Museu do Amanhã. Isso é um projeto de poder. Um grande museu, imponente, na beira do mar. É tão cara a manutenção que nem daqui a cem anos a bilheteria vai pagar. Ano passado eu tive que botar 20 milhões de reais para poder cobrir o custo. Vai ser sempre uma facada nas costas do povo do Rio e um sangramento perpétuo do tesouro. Se pensou nisso antes? Claro. Mas dane-se, quero fazer o meu monumento. É o Nabucodonosor. Isso é uma espécie de corrupção.

Convite no WhatsApp para reunião do prefeito com líderes evangélicos – Reprodução

Crivella também acusou Eduardo Paes de implantar escolas e creches no último ano de sua gestão e deixar a conta para o próximo prefeito, no caso Crivella. De acordo com ele, Eduardo Paes deixou um caixa de R$ 800 milhões que constituía um empréstimo do BNDES que “desapareceu” com o pagamento do décimo terceiro de servidores municipais.

— Se não fosse o empréstimo do BNDES de 800 milhões (de reais), não teria pago os servidores, nem os aposentados, nem o décimo terceiro. Estava igualzinho o Pezão, quebradão.

OFERTAS PARA OS IRMÃOS

O prefeito também aproveitou o evento para oferecer ajuda aos pastores que tenham problemas com IPTU em seus templos ou que queiram angariar fiéis que necessitem de cirurgias de catarata e varizes, por exemplo.

— Na prefeitura, estamos fazendo mutirão da catarata. A Márcia trabalha comigo há quinze anos. Ela conhece os diretores de toda a rede federal, Ipanema, Lagoa, Andaraí, Bonsucesso, do Fundão, ela conhece os diretores de todos os hospitais da rede municipal que eu já apresentei a ela, que já vieram e almoçaram conosco, de maneira que ela me representa em todos esses setores, Miguel Couto, Souza Aguiar, Lourenço, Salgado, Piedade e por aí afora. Nós estamos fazendo o mutirão da catarata. Contratei 15 mil cirurgias até o final do ano. Então se os irmãos tiverem alguém na igreja com problema de catarata, se os irmãos conhecerem alguém, por favor falem com a Márcia. É só conversar com a Márcia que ela vai anotar, vai encaminhar, e daqui uma semana ou duas eles estão operando — disse, emendando:

Encontro de Crivella com pastores teve cardápio recheado de croissants de geleia e sanduíches de queijo com damasco – Bruno Abbud

— A outra são varizes. A maioria são mulheres que estouram uma variz na perna e abre uma ferida que não fecha. E a senhora apenas troca o curativo. Hoje existe uma maneira, injeta na veia dela uma espuma medicinal e fecha a ferida, uma benção. Também por favor falem com a Márcia. E tem a vasectomia para os homens, estamos zerando a fila. É muito importante os irmãos ficarem com o telefone da Márcia ou do Marquinhos porque às vezes ocorre um imprevisto. Se houver caso de emergência, liga. Liga para a Márcia e ela liga para mim, para o Marquinhos… É importante você ter um canal para poder socorrer num momento de emergência.

Sobre problemas de pastores com impostos, Crivella informou que é preciso “dar um fim nisso”.

Crivella também ofereceu soluções para outros problemas, como, por exemplo, pontos de ônibus distantes de igrejas.

— Às vezes o pastor está na porta da igreja e diz assim: ‘quando o povo atravessa, pode ser atropelado’. Vamos botar um sinal de trânsito. Vamos botar um quebra-molas. Ou então o pastor diz assim: ‘o ponto de ônibus é lá longe, o povo desce e vem tomando chuva até a porta da igreja’. Então vamos trazer o ponto pra cá. Vamos aproveitar esse tempo que nós estamos na prefeitura para arrumar nossas igrejas. Se vocês quiserem fazer eventos no parque Madureira, está aqui o nosso líder, que é o doutor Valmir. Se vocês tiverem problema, tem o Manassés, o nosso companheiro, que cuida das pessoas com problema de vícios em drogas. Contem conosco, este palácio está aberto a vocês. Qualquer coisa, nossa equipe está aqui. Se as igrejas estiverem bem, crescendo, quantas tragédias não vamos evitar?

No fim do evento, a mulher de Crivella puxou uma oração:

— Que a Justiça venha a reinar nessa cidade, Senhor — disse ela.

Na sequência, a equipe de assessores de Crivella passou a anotar as demandas e pedidos dos presentes. Um dos organizadores anunciou que um novo encontro com “novos pastores” está previsto para acontecer “em breve”, e disse que, na ocasião de qualquer problema, os fiéis poderiam procurar a sala 1501 no prédio da prefeitura.

PRÉ-CANDIDATO NEGA TEOR POLÍTICO DO ENCONTRO

Pré-candidato a deputado federal pelo PRB, Rubens Teixeira negou que tenha feito pré-campanha durante o evento. Na ocasião, ele se sentou à mesma mesa que a mulher do prefeito Crivella, de frente para o prefeito.

— O evento não era para isso. Ele (Crivella) faz várias reuniões para ouvir as pessoas, ele tem esse hábito. Ali eu nem sei se tinha pré-candidatos. Como o filho dele é pré-candidato e não estava lá, qualquer pré-candidato que quisesse aparecer ali certamente ia ou descumprir a lei ou gerar um constrangimento para o anfitrião. Um troço que causa efeito negativo do ponto de vista político. Ali era o Rubens Teixeira. Lá eu não era pré-candidato. Eu sou pré-candidato no local em que estou fazendo pré-campanha. Aqui sou Rubens Teixeira, como sou no Banco Central. Eu nem posso ser pré-candidato, a lei me veda, lá e aqui. Não teve pré-campanha. Imagina se eu ia fazer pré-campanha na frente do prefeito, dentro do Palácio da Cidade, com o filho dele pré-candidato e ausente. Não teria sentido. Eu não teria essa cara-de-pau.

Para Teixeira, Crivella o mencionou no discurso aos pastores por ser educado:

— Ele me viu ali e disse isso como um gesto de gentileza. Um gesto de educação.

Em 2017, no início da gestão Crivella na Prefeitura do Rio, Teixeira foi nomeado secretário de Conservação e Meio Ambiente. Nove meses depois, deixou o cargo para assumir a presidência da Comlurb, mas depois de dois meses acabou afastado por uma liminar com base na lei federal 13.303/16, que proíbe a nomeação para cargos de administração em empresas públicas de quem tenha atuado em campanhas eleitorais nos últimos 36 meses antes da nomeação. O pastor havia concorrido ao cargo de vereador em 2016.

Pastores e líderes evengélicos participam de agenda secreta do prefeito do Rio no Palácio da Cidade – Bruno Abbud

No início deste ano, Crivella escolheu o pastor para controlar a Secretaria Municipal de Transportes, onde Rubens permaneceu até abril, quando deixou o cargo para lançar-se pré-candidato a deputado federal.

Capitão da reserva do Exército, pastor evangélico e analista concursado do Banco Central, Teixeira trabalhou na Transpetro por sete anos, entre 2008 e 2015. Desde 2017, promotores do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC) investigam a gestão de Teixeira à frente da Diretoria Financeira e Administrativa da subsidiária da Petrobras. O GLOBO revelou em novembro que Teixeira é alvo de seis inquéritos no Ministério Público que investigam fraudes em contratos firmados pela Transpetro. Em abril, a casa do pastor na Barra da Tijuca foi alvo de um mandado de busca e apreensão.

Sobre a sua situação perante o Ministério Público, Teixeira disse:

— A minha situação com o Ministério Público do Rio está muito bem, obrigado. O que eles colocaram nas ações que moveram contra mim é uma oportunidade de mostrar que aquilo foi fundamentado em muitas mentiras.

OUTRO LADO

Em resposta à reportagem do GLOBO, a prefeitura encaminhou uma nota. Leia a íntegra:

A Prefeitura do Rio informa que a reunião citada teve como objetivo prestar contas e divulgar serviços importantes para a sociedade, entre eles o mutirão de cirurgias de catarata e o programa sem varizes. A Prefeitura conta, inclusive, com o apoio dos meios de comunicação para ampliar essa divulgação.

É importante esclarecer também que, de acordo com a Constituição Federal, templos de todas as denominações religiosas estão isentos do pagamento de IPTU.

Desde o início de sua gestão, o prefeito Marcelo Crivella já recebeu os mais diversos representantes da sociedade civil, para tratar dos mais variados assuntos, tanto em seu gabinete quanto no Palácio da Cidade.

Sobre os custos do encontro, o lanche simples foi preparado pela própria equipe de cozinheiros e foi servido pelos garçons que já fazem parte do staff do Palácio da Cidade.

Vale lembrar que, ao final do governo passado, parte da imprensa foi convidada para uma festa, essa sim com todas as pompas e circunstâncias, nas dependências do mesmo Palácio da Cidade, em que foi servido champanhe à vontade. Só esse evento custou cerca de R$ 200 mil aos cofres do município.

Já o Ministério da Saúde afirmou “não escolhe pacientes para cirurgias, internações, consultas ambulatoriais ou quaisquer outros atendimentos realizados nos seis hospitais federais do Rio de Janeiro, sob seu controle”. Ainda segundo a nota, “os hospitais federais recebem pacientes via sistemas de regulação municipal e estadual, que são os responsáveis pelo encaminhamento da população para os serviços hospitalares”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *