Prefeito do Recife prestigia abertura da 19ª Fenearte

Um momento de enaltecer as riquezas culturais e artísticas de Pernambuco e valorizar o artesanato da terra. Assim foi a tarde de hoje, quando foi realizada a abertura oficial da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) que já chega a sua 19ª edição. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira dama, Cristina Mello, e do Governador do Estado, Paulo Câmara, conferiu de perto o evento que é considerado a maior feira de artesanato da América Latina, e que está sendo realizado no Centro de Convenções de Pernambuco.

“A Fenearte é sempre uma oportunidade de vermos o melhor que está sendo produzido por vários artesãos que temos espalhadas pelo estado. É um momento de valorizar a nossa cultura popular e movimentar também a economia com os negócios que são feitos aqui, além de alavancar o turismo. Pessoas de várias cidades podem vir aqui e conferir a riqueza da nossa cultura e criar também um bom ambiente para o artesanato”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

A feira, que também conta com a participação de estandes da Prefeitura do Recife, segue até o dia 15 de julho reunindo o que há de melhor na produção de artesanato do estado, contribuindo para a valorização e fortalecimento da cadeia produtiva local. O Governador Paulo Câmara, falou da importância do evento. “É um evento que cresce mais a cada ano, e a cada ano nos surpreendemos com a beleza e qualidade do que é apresentado aqui. Isso representa geração de emprego e renda para o estado, e para nossos artistas, que queremos que se sintam cada vez mais valorizados”, destacou o governador sobre o evento que este ano tem como homenageado o Mestre Salu e Seu Legado.

No estande do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte) na 19ª Fenearte, 12 artesãos e artesãs estão comercializando produtos diversos em materiais como bijuteria, couro, cerâmica, blusas customizadas, pintura em porcelana, entre outros. “Estamos achando maravilhosa a oportunidade de estarmos aqui mostrando o nosso trabalho”, comentou emocionada, Iris de Paula, aposentada de 68 anos que agora trabalha como artesã desenvolvendo peças em madeira e bambu, além de fazer crochê e biscuit.

Os empreendedores foram selecionados por uma curadoria especializada, a partir da apresentação de criações de que foram avaliadas.Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Prodarte fomenta o artesanato do Recife, por meio do apoio aos mais de mil artesãos cadastrados, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município. A equipe do Prodarte também orienta e apoia a produção artesanal, bem como facilita o acesso a feiras e capacitações.

Além do Prodarte, a Prefeitura do Recife também marcou presença através das artesãs da Rede Tecendo Cidadania, vinculada à Secretária da Mulher do Recife, que também está com um espaço na Fenearte. “Para nós é muito importante ter um espaço para apresentar e vender nosso trabalho. Isso significa reconhecimento profissional e valorização do artesanato que fazemos. Estamos muito felizes e com expectativa de vender muito”, afirmou Socorro Meira, uma das artesãs do estande ada Secretaria da Mulher do Recife. Selecionados por uma comissão julgadora composta pelo Sebrae, Centro de Artesanato de Pernambuco e as Secretarias da Mulher do Recife e de Pernambuco, as artesãs que estarão expondo os trabalhos no estande foram aprovadas sob critérios que consideraram valor cultural agregado, criatividade, qualidade do produto, acabamento, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *