Conheça as profissões do futuro e prepare-se

Por: Educa Mais Brasil / Folhape

Há 30 anos nem existia internet no Brasil e agora é quase impossível viver sem ela. Isso só mostra que quando o assunto é tecnologia, tudo muda muito rápido e é preciso estar preparado para não ser pego de surpresa com tantas mudanças. Da mesma forma funciona no mercado de trabalho. Profissões que exigem tarefas repetitivas serão substituídas pela inteligência artificiale novas áreas estarão em ascensão.

Pesquisas relevam que diversas profissões que conhecemos atualmente deixarão de existir dentro de 20 ou 30 anos, mas outras irão surgir. De acordo com um estudo da Consultoria McKinsey, para cada emprego perdido por causa da adoção da tecnologia outros 2,4 novos postos de trabalho surgirão, principalmente em startups.

Jessica Agenor Villela é formada em Turismo e nas suas pesquisas diárias na internet, viu que o Coaching será uma das profissões do futuro. Pensando na sua carreira e a longo prazo, a estudante decidiu que faria um uma especialização nessa área. Hoje, ela faz MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e não se arrepende da sua escolha. “Quando iniciei minha pesquisa, já ouvia falar do curso. Hoje, a procura é maior ainda”. Ela está muito confiante em relação ao seu futuro profissional. “Sinto a todo momento que fiz a escolha certa”, contou animada a aluna da faculdade UNOPAR EAD.

O mercado de trabalho sempre estará aliado as novas exigências que vão surgindo no mundo. Por isso, tanto se fala de empresas de inovação que se adequam as demanda. Confira agora, quatro profissões do futuro e quais cursos de graduação você pode fazer para estar preparado para elas – lembrando que a qualificação constante é um outro passo importante para conseguir se manter no mercado.

Gestor de Marketing de Conteúdo – Além de ser uma profissão do futuro, já é atuante no presente. É ele que elabora estratégias de marketing digital e coordena atividades de criação, publicação e monitoramento de resultados dos conteúdos.

FormaçãoMarketingComunicação Social

Desenvolvedor de Software – A internet está ocupando cada vez mais espaço nas rotinas das empresas e o profissional que faz tudo isso acontecer é o Desenvolvedor de Software. Com o seu trabalho sites são criados, aplicativos são desenvolvidos e muitas outras soluções digitais ganham vida.

Formação: Tecnologia da Informação, Computação, Engenharia

Especialistas em Energias Renováveis – As mudanças climáticas globais favorecem essa profissão. Os especialistas em energias renováveis é que orienta as empresas para a utilização de matrizes energéticas limpas.

FormaçãoCiências biológicas

Gestor de Comunidade – Responsável por lidar com o consumidor e comunidade ao redor de uma empresa, a fim de recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas.

FormaçãoAdministração 
Diante de tantas inovações é normal ficar um pouco assustado e se perguntando: Como vou escolher um caminho que está apenas começando? Nessa hora, o importante se preparar e não desistir.

Educa Mais Brasil está sempre atualizado com novas oportunidades de bolsas de estudo para diferentes áreas. Você pode conseguir até 70% de desconto na sua graduação com o programa educacional. Acesso o site do Educa Mais Brasil e confira as oportunidades na sua região.

Deixe uma resposta