Política comercial de Trump acabará como busca por inocentes para culpar

Para economista, governo americano não está preparado para reveses

POR PAUL KRUGMAN

O governo Trump parece caminhar para uma guerra comercial em três frentes. Aparentemente ele vai, simultaneamente, atacar China, União Europeia e nossos parceiros no Acordo de Livre Comércio da América do Norte. O resultado econômico será feio.

Mas isso, provavelmente, não é a história toda: também deve haver um resultado político feio, não apenas no exterior, mas aqui também. Eu prevejo que, conforme as desvantagens da política comercial linha dura se tornem aparentes, veremos uma busca ferrenha feita por presidente Donald Trump e companhia para encontrar bodes expiatórios. Na verdade, a busca já começou.

Para entender o que está por vir, você precisa entender dois pontos cruciais.

Primeiro, o governo não tem ideia do que está fazendo. Suas ideias sobre comércio não parecem ter evoluído daquelas expressas em um documento divulgado por Wilbur Ross, agora secretário do Comércio, e Peter Navarro, agora czar do comércio, em 2016. O relatório era uma amostra da total ignorância que fazia com que especialistas em comércio reais batessem a cabeça em suas mesas. Então, estas pessoas são completamente despreparadas para as repercussões negativas que virão.

Segundo, este governo está infestado de teóricos da conspiração. Na verdade, ele parece, literalmente, tratar a crença em teorias conspiratórias como qualificação para o emprego. Você deve lembrar o caso de uma funcionária do Departamento de Saúde e Serviços Humanos que foi temporariamente suspensa após informes de que ela tinha trabalhado para um site de teorias da conspiração. Ela foi contratada não apesar, mas por causa da conexão dela com política paranoica.

Então o que vai acontecer quando a falta de noção encontrar a teorização conspiratória?

Sobre a repercussão negativa no comércio: Trump declarou que “guerras comerciais são boas, e fáceis de ganhar”. Ignore a parte “boa”: já está aparente que o “fáceis de vencer” é delírio. Os países não vão ceder rapidamente às demandas dos EUA, em parte porque elas são incoerentes — Trump quer que a Europa acabe com as tarifas que, na verdade, não impõe, e os chineses sequer conseguem descobrir o que os EUA querem.

Acrescente o enorme mal-estar que Trump gerou no mundo, e a ideia de que os EUA vão conseguir grandes concessões a qualquer momento é implausível. Acho difícil ver como evitar uma série de retaliações que acabarão nos levando em direção a uma guerra comercial total.

E, enquanto alguns setores podem ganhar com essa guerra, muitos americanos sairiam perdendo. Muitos empregos americanos — mais de 10 milhões segundo o Departamento de Comércio — são apoiados por exportações. Já a agricultura vende mais de 20% de sua produção para o exterior. Uma guerra comercial eliminaria muitos empregos, algumas vagas seriam criadas, mas em outros setores, mais competitivos, então haveria muita disrupção.

Os problemas não se limitariam às exportações: mais de metade das importações dos EUA são bens de capital ou intermediários — coisas que produtores americanos usam para se tornar mais eficientes. Então essa guerra elevará custos e afetará as perspectivas para muitos negócios, mesmo que não sejam exportadores.

Como esse governo de mente conspiratória vai reagir quando as vítimas domésticas de sua política comercial começarem a reclamar? Já tivemos uma prévia.

Até hoje, só tivemos pequenos conflitos comerciais, mas eles baixaram o preço da soja, que exportamos para a China, enquanto o do aço subiu. E fazendeiros e negócios que usam aço estão descontentes.

Então o governo disse “Temos uma posição dura, e haverá alguns custos”? Não. Em vez disso, Ross declarou que as mudanças de preço eram trabalho de especuladores “antissociais” que queriam lucrar e pediu uma investigação. Veja, não estamos vendo efeitos previsíveis das políticas do governo, mas sim para uma conspiração anti-Trump.

Soja e aço oferecem apenas uma pequena prévia das disrupções à vista. Como o governo reagirá aos reveses quando a guerra comercial realmente estiver acontecendo? Ele admitirá que julgou mais os efeitos de suas políticas? Claro que não.

O que eu prevejo, em vez disso, é que ele começará a ver vilões embaixo de cada cama. Vai atribuir as desvantagens da guerra comercial não a suas ações, mas a George Soros e o deep state.

A questão é que as políticas de guerra comercial vão provavelmente acabar parecidas com as políticas de Trump em geral: uma busca pro inocentes para demonizar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *