Vereadores do Recife aprovam LDO

Resultado de imagem para camara do recife

Câmara do Recife Foto: Divulgação

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Recife para o ano de 2019 foi aprovada, nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal. O Projeto de Lei do Executivo, que versa sobre o direcionamento dos gastos referentes a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano que vem, havia recebido um parecer positivo da Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC).

Neste ano, a LDO recebeu apenas 39 propostas de emenda, no entanto, na avaliação do vereador Rafael, foi um número bom e que contou com “uma participação de toda a casa”. Sobre o declínio do quantitativo de propostas, ele explicou que isto aconteceu porque os parlamentares já se sentiram contemplados com as mudanças aprovadas no ano passado. Na tarde de segunda, o vereador subiu à tribuna para ler o texto do parecer.

“A Comissão de Finanças e Orçamento recebeu, para análise e emissão de parecer, o projeto de Lei do Executivo nº. 7/2018, nos termos do art. 114 do Regimento Interno da Câmara. A matéria trata das diretrizes para a elaboração da lei orçamentária de 2019. Ressalta-se que, antes da discussão no âmbito da Comissão, foi realizada audiência pública no dia 6 de junho de 2018, no Plenarinho da Câmara do Recife, com a presença do secretário de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas do Recife, Jorge Vieira, para discutir o projeto”, disse.

Na votação, 15 das propostas feitas pelos vereadores foram aprovadas integralmente ou com subemendas. Na primeira votação, a Lei de Diretrizes Orçamentárias recebeu apenas três votos contrários. Já na segunda votação, realizada em reunião extraordinária subsequente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias obteve 27 votos pela aprovação e dois contrários.

O vereador André Régis (PSDB) foi um dos que votou contrário ao PLE. Segundo ele, seu voto é explicado porque “a cidade contribui muito e recebe muito pouco”. “Temos um orçamento bilionário e destes mais de R$ 6 bilhões, temos menos de um por cento para investimento. Portanto, Recife não pode conviver no longo prazo, do ponto de vista da sustentabilidade, sem recursos para os investimentos”, disse.

folhape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *