Um milagre auriverde. Por Jose Adalberto Ribeiro

Auriverde (from the portfolio Dez Artistas de Pernambuco by Liliane Dardot
    by Liliane Dardot

comentarista   Por  Jose Adalberto Ribeiro  – Jornalista e escritor

Vai começar a Copa do Mundo, vai? Você vai vestir uma camisola auriverde e torcer com amor febril pela seleção da CBF, vai? Você tá preocupado com o parafuso de platina no pezinho de Neymar, tá? Você já completou o álbum de figurinhas da copa do mundo, já? Sinta-se feliz, Zé Mané!

Seus problemas acabaram. Vai começar a copa do mundo de futebol. Se a seleção da CBF for campeã, reinará a felicidade geral da Nação. Haverá um feriadão. Ninguém precisa trabalhar. Nem os 14 milhões de desempregados precisarão trabalhar. Os 220 milhões de brasileiros estarão livres para celebrar a conquista do mundo com amor febril.

Saudades do escritor Lima Barreto, das rodas de capoeira do Rio de Janeiro no início do século passado! O grande Lima era um profeta e assim falou aos seus discípulos: “O papel do football é causar dissensões no seio da nossa vida social”. “O Rio de Janeiro é uma cidade civilizada e não pode estar entregue a certa malta de desordeiros que se querem intitular “sportsmen”. É vero. Olhai os lírios do campo! Olhai a violência das torcidas organizadas! Ouvi os berros dos torcedores de football!

Meu guru Lima Barreto era a favor da capoeira como esporte nacional. O rabo de arraia e a rasteira são artes mais criativas que os dribles do football. Viva o rabo de arraia! A CBF é um antro de corrupção. Nas rodas da capoeira e de porrinha, é tudo limpeza.

Há mais filosofia nos três palitinhos dos jogos de porrinha que nos gramados dos campos de futebol. Ao contrário dos cartolas, dos jogadores e dos juízes de futebol, os jogadores de porrinha são incorruptíveis. Em matéria de psicologia, olho no olho, um Neymar não amarra a chuteira de um bom jogador de porrinha. É lona!

A Caixa Econômica, o banco público mais incompetente do Brazil, possui 35 diretorias milionárias para administrar as loterias e porra nenhuma. Zero diretoria para financiar campeonatos de porrinha e capoeira. Um absurdo. Protesto com veemência

Na concepção do inglês Charles Miller, que trouxe a primeira bola de football para o São Paulo Railway Company e para o São Paulo Athletic no começo do século passado, devia ser jogado por gente branca, feito os ingleses. Pergunte ao mulato Lima Barreto, que não me deixa mentir.

Depois da copa do mundo, seguem os preparativos para o campeonato eleitoral. Haverá renovação no sanatório geral da nação. O Brazil será um país maravilhoso, sem violência e sem corrupção.

Haverá milagres, tipo os médicos do SUS tratarão os pacientes mais humildes com dignidade e os planos de saúde deixarão de ser mercenários. A extorsão/roubalheira da carga tributária será revogada, haverá redução no custo-Brazil.

E haja milagres: governantes e governados, as elites e o povinho brasileiro deixarão de ser corruptos e corrompidos, se tornarão virtuosos e civilizados.

O Brazil precisa de um milagre auriverde, ou verde-amarelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *