O aviador americano William Howard Hughes Jr. fez parte da lista dos mais procurados da Força Aérea americana, depois de desaparecer após avisar aos seus pais, por telefone, que voltaria de uma missão da Holanda em 1983.

Após 35 anos, a Força Aérea o encontrou na semana passada, em um endereço na Califórnia, usando o nome fictício de Barry O’Beirne. Ele foi preso e ouvido pelas autoridades.

Para justificar seu desaparecimento, Hughes alegou depressão por pertencer à Força Aérea. Na ocasião, o aviador trabalhava em missão para ajudar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a testar sistemas de vigilância de aeronaves.

Na época, investigadores localizaram seu carro no Aeroporto Internacional de Albuquerque, em Novo México – onde trabalhava -, dando indícios de que ele havia retornado aos Estados Unidos após sua missão na Holanda.

Vídeos de câmeras de vigilância que registraram Hughes retirando mais de US$ 28 mil em 19 bancos diferentes, também foram obtidos na investigação. Esse foi o último registro público do militar.

Hughes agora aguarda julgamento por seu caso de deserção na Base Aérea de Travis em Farfield, na Califórnia. Ele pode pegar 5 anos de prisão, além de ter seu dinheiro confiscado e a retirada desonrosa da Força Aérea.

Com informações do Estadão e W Post.