Embarcação ‘Lucas Mar’ é encontrada por pescadores em Itaguaí

O barco foi achado por voluntátrios que auxiliam nas buscas pelos desparecidos

 

Por Ricardo Rigel

Pescadores que auxiliam os bombeiros nas buscas dos desaparecidos do naufrágio de duas embarcações em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, identificaram, na tarde deste sábado, a sete quilômetros do píer da Ilha da Madeira, a embarcação ‘Lucas Mar’, que levava 12 pescadores. Desses, seis continuam sumidos, inclusive Lucas Barbosa, de 21 anos, o dono do barco encontrado. O barco ‘Milenar’ já havia sido localizado.

De acordo com o pescador Gilson Alves da Cruz, um dos que ajudam nas buscas, a embarcação naufragada foi encontrada graças a âncora de um barco de um colega que auxiliava na procura.

– A gente estava deixando a âncora baixa e, num determinado local, ela agarrou na embarcação. Quando puxaram, dois coletes vieram à tona. Chamamos os bombeiros, que isolaram a área – contou o pescador. Os mergulhadores, então, entraram em ação, identificaram que se tratava a embarcaçao e estão verificando se há vitimas em seu interior. Por enquanto, não há notícias sobre as vítimas.

Por volta das 14h, um grupo de religiosos chegou ao píer da Ilha da Madeira e reuniu os familiares dos desaparecidos para uma oração. O vice-prefeito de Itaguaí, Abelardinho, também foi ao local e conversou com alguns moradores e amigos dos desaparecidos:

– Estamos colocando a nossa equipe de assistentes sociais para dar um apoio a essas famílias. Essas pessoas estão muito fragilizadas e é a única coisa que podemos fazer agora é confortá-los – afirmou.

Mais cedo, por volta do meio-dia, a dona de casa Valdirene da Silva, mãe do barqueiro Lucas Barbosa, teve uma crise nervosa e correu em direção à água. Ela contou aos amigos que havia escutado a voz do filho a chamando. Ela foi amparada pelos amigos e levada para conversar com os assistentes sociais que estão prestando apoio no local.

Por meio de nota, a Marinha do Brasil se solidarizou com os familiares:

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1° Distrito Naval, informa que a embarcação “Lucas Mar” foi encontrada na tarde deste sábado (9) na Baía de Sepetiba (RJ) pelas equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro a uma profundidade de 8 metros.

Até o momento, foram encontradas quinze pessoas, nove com vida e seis vítimas fatais. A Marinha se solidariza com os familiares das vítimas e continua envidando esforços nas buscas dos desaparecidos, atuando com seis embarcações, sendo uma delas de desembarque de carga geral, uma aeronave, mergulhadores e com o Navio-Patrulha “Guaporé.

As causas da ocorrência e as responsabilidades dos envolvidos serão apuradas em inquérito já instaurado pela Marinha do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *