Aqueles que ficam

O OLHAR

Como a Venezuela cai ainda mais em crise, uma geração de jovens continua comprometida em perseguir suas paixões em Caracas.

Imagem
Milhares de jovens venezuelanos estão fugindo do país em busca de oportunidades. Javier e Solimar, acima, estão entre os que ficaram. Crédito do New York Times

Pelo New York Times 

CARACAS, Venezuela – Nos últimos quatro anos, a Venezuela tornou-se praticamente sinônimo de crise. Imagens da nação caribenha retratam rostos desenhados, linhas de alimentos subsidiados, hospitais sem suprimentos e tumultos.

As cidades de tendas surgiram nas fronteiras do país com a Colômbia e o Brasil. Eles estão cheios de viajantes cansados ??que estão fugindo do país com as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo – embora esse fato possa ser fácil de esquecer.

A hiperinflação alimentou o seu voo. O valor oficial do bolívar fuerte, como é conhecida a moeda venezuelana, é de 10 bol í vars para o dólar; no mercado negro, que reflete o valor do bolívar na bolsa de valores e nas bolsas internacionais, a taxa chegou a dois milhões para uma nesta semana.

O Fundo Monetário Internacional projeta inflação para atingir 13.000% até o final do ano. Essas distorções e controles de preços criaram um ambiente propício à corrupção. Enquanto alguns dos venezuelanos mais ricos escondem sua riqueza, como detalhado nos Documentos do Panamá, os assalariados do país devem gastar a maior parte do rendimento de um mês em alimentos básicos e ainda lutam para manter a comida na mesa.

Milhares de jovens venezuelanos partiram para cidades com economias mais fortes e mais oportunidades – Lima, Nova York, Bogotá, Barcelona – criando uma diáspora em rápido crescimento. Muitos dos que permanecem são ancorados por limitações financeiras e obrigações familiares. Ainda outros optaram por aprimorar suas artes em Caracas.

Imagem

A visão do estúdio do tatuador Luis Itanare em Caracas. Crédito doNew York Times

Juan Carlos Ramos, apelidado de Koji, começou sua marca de roupas, Era, em janeiro de 2016. Ele era um designer autodidata (horas de tutoriais pagos pelo YouTube) e empresário com poucos custos indiretos, mas inflação e aumentos semanais no custo dos materiais tornou a produção difícil e quase impossível. Depois daquele primeiro ano, os protestos irromperam em Caracas e Era ficou escuro.

No início de 2018, o Sr. Ramos reviveu sua marca de camisetas estampadas e jaquetas pintadas à mão, com nomes e citações escritas em inglês que falam frequentemente sobre o contexto complexo e a cultura tropical urbana de Caracas: uma jaqueta jeans que diz “ A vingança é justiça selvagem ”; um patch que lê. “Venezuela, cidade feroz.”

Na economia atual, ele pode vender mais essas roupas diretamente para os consumidores no Instagram do que conseguir um salário por hora na maioria das outras indústrias.

Em uma tarde quente em sua casa, o Sr. Ramos se inclinou sobre uma máquina de costura enquanto sua namorada, Ana Cartaya, se preparava para lhe dar uma tatuagem: um desenho de faca em linha preta.

Ele falou sobre o futuro. “O sonho seria ir a algum lugar e chegar a um ponto em que estou ganhando dinheiro suficiente para poder voltar aqui e viver bem, mas tudo”, disse Ramos, “tudo está muito complicado agora. “

Ms. Cartaya, 21, é uma multi-fenícia consumada – estudante de moda, dançarina, modelo e tatuadora – ainda indecisa sobre a qual buscar plenamente. Seu grupo de dança parou de ensaiar alguns meses atrás, e ela se mantém ocupada com a modelagem, a tatuagem e a escola por enquanto, mas diz que se sente prejudicada pela falta de oportunidades.

“Eu sinto que estou sempre buscando algo que não posso ter. Eu sinto que estou em uma prisão ”, disse ela. “Por um longo tempo eu senti que nunca poderia alcançar nada do que eu poderia ter conseguido se eu tivesse deixado um tempo atrás.”

Imagem

A DJ Maria Betania Chacin, que se apresenta como Mabe. Crédito doNew York Times
Imagem

Uma trupe ensaia um teatro experimental no Parque Central, um complexo cultural no centro de Caracas. Crédito doNew York Times
Imagem

Em uma festa nas montanhas com vista para Caracas. Crédito doNew York Times

O centro tenso de Caracas recuou enquanto as pessoas dançavam sob luzes multicoloridas penduradas em árvores em uma casa com vista para a cidade. “Eu sinto que há mais necessidade do que nunca para as festas”, disse Maria Betania Chacin, a DJ, que atende pelo nome de Mabe, por trás de um conjunto de toca-discos. “As pessoas têm que descarregar toda a tensão.”

Nesta ocasião em particular, sua tensão foi a perda de seu caminhão , que havia sido roubado na noite anterior “Agora preciso trabalhar mais do que nunca e ter mais motivos para me distrair”, disse ela.

Poucos dias depois, durante uma entrevista no estúdio caseiro que ela aluga de um amigo que deixou o país, Mabe falou sobre os fatores de pressão da Venezuela: a economia e o crime subsequente. “Eu acho que os jovens nos dias de hoje sentem essa pressão enorme que eles têm para se formar e sair daqui, porque isso é tudo que você ouve”, disse ela. “A mídia está sempre repetindo que aqui não há futuro. Eu não compartilho dessa opinião. É por isso que moro aqui.

Imagem

O centro tenso de Caracas recuou enquanto as pessoas dançavam sob luzes multicoloridas penduradas em árvores em uma casa com vista para a cidade. Crédito doNew York Times

Em uma academia em Altamira, um bairro chique alinhado com vegetação tropical na parte oriental de Caracas, Carolina Jimenez e Luis Itanare estavam presos em um aparente impasse enquanto lutavam no chão durante uma aula de treinamento para o jiu-jítsu brasileiro.

Ms. Jimenez, campeã internacional de artes marciais mistas, foi a única mulher na sala. Seu corpo vigoroso e movimentos rápidos mantiveram o Sr. Itanare, que também é seu namorado, à distância. No final da sessão de treinamento, ambos estavam brilhando de suor.

Mais tarde naquele dia no estúdio de tatuagem do Sr. Itanare, eles assistiram pela janela enquanto uma mulher mais velha alimentava um bando de papagaios azuis e dourados em sua varanda. Ms. Jimenez tirou fotos dos pássaros com seu telefone. Apesar das dificuldades de ser um atleta profissional aqui , ela é rápida para se concentrar no positivo.

Imagem

Dançarinos em El Valle. Crédito doNew York Times
Imagem

Eucleidis Faria, 18 anos, trabalha num mural em El Valle em comemoração aos jovens que foram mortos pela polícia.Seu irmão, Darwilson Sequera, foi morto pela polícia em junho de 2013. CréditoThe New York Times
Imagem

Adolescentes jogam cartas no barrio de El Valle. Crédito doNew York Times

“Uma das melhores coisas em ser um atleta profissional na Venezuela é o nível e a qualidade dos treinadores”, disse Jimenez. “ Qualquer dia, treinando com um campeão mundial de boxe ou wrestling ou outras disciplinas está ao seu alcance . Mas, por outro lado, a situação socioeconômica forçou muitos atletas a abandonarem seus treinamentos por falta de recursos e patrocínio ”.

No ano passado, Jimenez conquistou uma grande vitória no Lady’s Fight Night na Polônia, uma importante competição no circuito de artes marciais mistas femininas, depois de realizar uma bem-sucedida campanha de crowdfunding para cobrir as despesas de chegar lá.

Depois disso, ela foi assinada por um agente, mas os próximos passos para sua carreira neste país cada vez mais isolado são incertos. Ela treina duas vezes por dia e, por enquanto, tenta aderir a uma dieta rica em proteínas em um país onde as pessoas estão cada vez mais vivendo de yucca e macarrão enquanto o preço da carne sobe.

Imagem

Koji Ramos trabalha na pintura e costura de um patch para sua linha de roupas, Era, em seu apartamento em El Valle. No espelho está sua namorada, Ana Graciela Cartaya Rodriguez, que é modelo, dançarina e aluna. Crédito doNew York Times
Imagem

Wolfgang Benjamin Lobo Febles modela uma jaqueta de época pintada à mão no Paseo de los Proceres, um monumento militar em Caracas. Crédito doNew York Times
Imagem

Sr. Febles entre brotos. Crédito doNew York Times

“Muitas pessoas têm que estar mais focadas em procurar como viver do que como criar”, disse Yarua Camagni, bailarina da Fundação Nacional da Danza, durante um ensaio. Ela complementa seu rendimento por ensinar aulas de dança, pilates e yoga. “Aqueles que ficam, continuam e lutam por amor pela sua profissão. Sim, é difícil, mas é possível continuar dançando na Venezuela. ”

Imagem

A campeã de artes marciais mistas Carolina Jimenez no estúdio de tatuagem de seu namorado Luis Itanare. Crédito doNew York Times
Imagem

Sr. Itanare no trabalho. Ele é conhecido profissionalmente como Kuizz. Crédito doNew York Times
Imagem

Um dos desenhos de Escher do Sr. Itanare. Crédito doNew York Times

Em seu estúdio, o Sr. Itanare se preparou para tatuar um desenho que ele chamou de “ Barrio Imposible” no tornozelo de seu amigo Victor. O nome se refere às comunidades de encostas da Venezuela, onde as casas da classe trabalhadora se reúnem em uma tapeçaria de cores e formas de alcance ascendente. Suas interpretações dos bairros de Caracas incluem escadarias e estruturas que desafiam a gravidade, um mundo onde García Lorca encontra Escher.

Ele pegou um livro contendo seu trabalho recente: “tropicornios”, onde palmeiras crescem na testa de unicórnios e “ranchusos”, em que “ranchos” de estilo barrio se tornam o cabo de um “chusos”, ou hastes de prisão , símbolos visuais da violência do país.

Quando perguntado se ele acha que ele e Ms. Jimenez vão sair, o Sr. Itanare disse: “Por enquanto, não sabemos. Eu tenho meu estúdio, Caro tem seu treinamento, em qualquer outro lugar eu poderia cobrar mais, mas nós dois também estaríamos trabalhando em outros dois empregos apenas para sobreviver. Eventualmente, talvez tenhamos que ir, mas teremos que esperar para ver.

Imagem

Yarua Camagni, membro da Fundação Compañía Nacional de la Danza. Hoje a Venezuela faz manchetes por sua crise, mas sua história de artes apoiadas pelo governo há muito tempo tornou o país um líder em dança e música. Crédito doNew York Times
Imagem

Sr. Febles no Paseo de Los Proceres. Crédito doNew York Times

com informações do New York Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *