Temer desmente Moreira Franco sobre a política de preços da Petrobras

Resultado de imagem para temer fala a nação

A cada hora Temer diz uma coisa, é uma doideira

Fernanda Calgaro
G1, Brasília

O presidente Michel Temer, ao anunciar nesta sexta-feira (1º) Ivan Monteiro como presidente da Petrobras, afirmou que não haverá interferência na política de preços da estatal. Temer fez um pronunciamento no Palácio do Planalto após Ivan Monteiro aceitar o convite para assumir o comando da Petrobras. Antes do anúncio, Monteiro se reuniu com o presidente, informou o colunista Valdo Cruz, do G1 e da GloboNews. Mais cedo, nesta sexta, Pedro Parente pediu demissão da presidência da estatal.

“Comunico que, escolhido hoje como interino, Ivan Monteiro, que é diretor da Petrobras, será recomendado ao Conselho de Administração para ser efetivado na presidência da Petrobras”, afirmou o presidente.

SEM INTERFERÊNCIA – “Eu aproveito para reafirmar que meu governo mantém o compromisso para recuperação de a saúde financeira da companhia nestes dois anos. […] Declaro também que não haverá qualquer interferência na política de preços da companhia”, acrescentou Temer no pronunciamento.

Os frequentes e até diários reajustes nos preços dos combustíveis, decorrentes da atual política da estatal, estiveram entre os principais fatores que motivaram a greve dos caminhoneiros.

Desde julho do ano passado, a Petrobras promove os reajustes com base na variação do dólar e dos preços do petróleo no mercado internacional.

PROTEGER O CONSUMIDOR – Mais cedo, nesta sexta, o Ministério de Minas e Energia, dirigido por Moreira Franco,  divulgara uma nota na qual afirmou que a Petrobras tem “total autonomia” para definir a política de preços dos combustíveis. Mas ressalvou ser preciso criar um mecanismo para “proteger” o consumidor da “volatilidade” do mercado.

Segundo a colunista Andréia Sadi, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, pressionou Pedro Parente durante a greve dos caminhoneiros, queixando-se da política de preços da estatal. E a infeliz declaração de Temer sobre a Petrobras leva mais incerteza ao mercado.

POLÊMICA – Na última quarta (30), a Presidência da República divulgou uma nota para afirmar que o governo vai “preservar” a política de preços da Petrobras. A nota foi divulgada diante da polêmica em torno de uma declaração anterior de Temer na qual o presidente afirmou que o governo pode reexaminar a política.

Segundo o Blog do Valdo Cruz, a fala do presidente gerou confusão no mercado e na própria estatal, levando Temer a chamar a equipe de comunicação para definir qual medida tomar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *