Dívida segue aumentando e o mercado questiona a retomada da economia

Resultado de imagem para divida publica charges

Charge do Paixão (Gazeta do Povo)

Hamilton Ferrari
Correio Braziliense

Com indicadores recentes mostram desapontamento crescente com os indicadores da atividade econômica, deixando absolutamente transparente que a recuperação do emprego em termos efetivos é modestíssima, as contas públicas estão cada vez mais deterioradas. Por conta dos deficits consecutivos, a dívida bruta pública está aumentando e, segundo analistas, não deve parar de subir até 2021 ou 2022. Os mais otimistas acreditam que o endividamento pode chegar a 85% do PIB neste ano, enquanto outros contabilizam que passará de 100% até 2021.

O Palácio do Planalto começou um trabalho intenso para conseguir cumprir em 2018 a chamada regra de ouro, legislação que impede o governo federal de emitir dívidas para pagar despesas correntes, como salários de servidores e aposentadoria. Serão necessários mais de R$ 203 bilhões neste ano para o Executivo não desrespeitar a norma.

BUSCA DE RECURSOS – A equipe econômica está se debruçando para encontrar recursos que ajudem no trabalho. O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, e o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, agendam reuniões com os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) para conseguir o aval a fim de mexerem na verba do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). A iniciativa pode render R$ 10,5 bilhões ao caixa federal.

Com indicadores demonstrando resultados ainda cambaleantes e cenário fiscal drástico, aliados às incertezas quanto a agenda de reformas para 2019, o mercado põe um pé atrás e questiona o crescimento econômico. O Banco Central espera expansão de 2,6% no PIB de 2018, enquanto o Ministério da Fazenda trabalha com alta de 3%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *