Nasce Leonardo da Vinci

No dia 15 de abril de 1452, nasce Leonardo da Vinci, um dos mais geniais artistas de todos os tempos, além de talentoso cientista e inventor

Nasce Leonardo da Vinci
Da Vinci deixou contribuições significativas para o desenvolvimento do estudo da anatomia humana (Foto: Wikimedia)
 Leonardo da Vinci é um dos mais renomados artistas de todos os tempos, um dos símbolos do movimento renascentista. Nascido em 15 de abril de 1452, seus projetos mais famosos são trabalhos artísticos, porém da Vinci desenvolveu pesquisas científicas de grande importância, como, por exemplo, sua contribuição para o estudo da anatomia humana, em 1472.

Nascido numa região rural da Itália, não se sabe exatamente o local, o artista teve sua guarda disputada pelos pais. Aos cinco anos foi morar com o pai. Da Vinci se tornou um exemplo da educação ideal do renascimento, pois dominava várias áreas do conhecimento, se especializando em: anatomia, engenharia, matemática, música, história natural, arquitetura, escultura, pintura, além de um excelente inventor.

Suas pesquisas em anatomia humana começaram em 1472, uma revolução para uma época em que o corpo ainda era um grande tabu. A partir de 1482, quando mudou-se para Milão, Leonardo se aprofundou no campo da pintura. Nos 18 anos seguintes realizou algumas de suas principais obras, como “A Última Ceia”, “A Virgem dos Rochedos” e, mais famosa de todas, o retrato de “Monalisa”.

Em 1516, Leonardo da Vinci passa a trabalhar para o rei Francisco I, da França. Três anos depois, morre em território francês e é enterrado na Igreja de S. Florentino, em Ambroise. Não se sabe ao certo quantas obras deixou, mas suas contribuições na arquitetura, anatomia e artes plásticas são significativas até os tempos atuais.

Atribui-se ao polímata, pessoa que domina diferentes áreas do conhecimento, também as invenções do paraquedas, do tanque de guerra, do primeiro traje de mergulho, da asa delta e da bicicleta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *